Editora Contexto lança biografia de Rosa Miyake, apresentadora do icônico programa Imagens do Japão

Na obra “Rosa da Liberdade”, a trajetória da cantora e atriz é o pano de fundo da história da TV brasileira e da imigração japonesa.

A vida e a obra de Rosa Miyake, cantora nipo-brasileira de maior sucesso do país, são retratadas no livro “Rosa da Liberdade” do jornalista Ricardo Taira, que chega em outubro às livrarias pela Editora Contexto, no ano em que é comemorado os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. O autor conta como Rosa se tornou um símbolo e uma figura querida para os nikkeis, como representante maior de sua cultura no Brasil, além de uma grande apresentadora e cantora de sucesso. Sua imagem foi nacionalmente conhecida como apresentadora do programa Imagens do Japão. Repleto de fotos, o livro apresenta um momento importante da história da TV brasileira e também da formação de nosso país como terra de imigrantes.

A obra é uma narrativa emocionante que traz várias curiosidades como o dia em que Rosa ensinou uma canção em japonês para Roberto Carlos, no momento da primeira apresentação do cantor para a comunidade nipônica, no bairro da Liberdade. O próprio Roberto Carlos a convidou posteriormente para se apresentar no seu programa musical Jovem Guarda. Chamada de Rosinha pelo rei, a cantora se tornou a caçula de um grupo que tinha a participação de Erasmo Carlos, Wanderléa, Martinha, Eduardo Araújo, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani e de outros nomes consagrados do pop nacional.

A cantora veio de Lins, cidade do interior paulista, para brilhar em rede nacional. A filha de imigrantes ultrapassou as fronteiras do Brasil e chegou a ter êxito do outro lado do mundo, na terra de seus ancestrais. Este livro biográfico narra a incrível odisseia vivida por Rosa, mostrando como a garota tímida se transformou no símbolo da comunidade japonesa. Seu programa, Imagens do Japão, o mais longevo da TV brasileira, era assistido por todos e motivo de assunto para todos.

Os imigrantes japoneses e seus descendentes a conhecem como uma das maiores estrelas oriundas da comunidade de origem nipônica. Já os não descendentes talvez se lembrem de sua voz no jingle da Varig, que inaugurava, então, a rota Brasil-Japão. Ao lado do ator Luiz Gustavo, Rosa Miyake também foi a protagonista da novela Um Poema de Amor, da TV Tupi, dirigida por Antônio Abujamra.

Serviço: Rosa da Liberdade
Autor: Ricardo Taira
Páginas: 128
Preço: R$ 29,90

 #RosadaLiberdade #RosaMiyake #ImagensdoJapão #EditoraContexto

Deixe um comentário