É tempo de férias em Carrancas!

sss

Neste inverno Carrancas está repleta de programações para todos os gostos e que irão completar a sua estada na cidade.

Nada melhor que a natureza para recarregar as energias! Neste inverno Carrancas está repleta de programações para todos os gostos e que irão completar a sua estada na cidade. Dias incríveis de sol para garantir os passeios e depois uma programação animada para esquentar as tranquilas noites de inverno da Serra. Neste mês de julho, venha relaxar e se divertir em Carrancas!

Festa na praça!

Vem aí mais um Festival Gastronômico de Carrancas! Em sua quinta edição, ele será realizado entre os dias 10 e 19 do mês de julho, com promoção da Associação Carranquense de Empreendedores do Turismo (ACETUR). A iniciativa contará, entre outras coisas, com a criação do espaço, “Cozinha Carrancas”, destinado à venda de pratos e acepipes preparados pelas renomadas cozinheiras da cidade, bem como com a realização de workshops gastronômicos com chefs renomados.

Já a programação cultural contará com apresentações de música instrumental, artes cênicas e folclore, totalizando 15 exibições que acontecerão na Praça Manoel Moreira, praça da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. As apresentações – todas gratuitas, para facilitar o acesso do público local, vindo das faixas mais carentes da sociedade, bem como aqueles vindos das escolas públicas  – terão lugares reservados para idosos e espaços para cadeirantes/portadores de necessidades especiais, assistidos por rampas e recepcionistas.

A exemplo do que aconteceu no ano passado, o SESC, o SENAC e o SEBRAE mais uma vez serão importantes parceiros na realização de mais esta edição do evento. No dia 18  de julho, SESC apresentará no palco da praça o projeto “Samba e Chorinho na Praça”. Já o SENAC “estacionará” no local sua super carreta-escola, na qual, durante toda a semana, serão promovidos cursos como os de “Drinks com Cachaça”, “Sommelier”, “Confeitaria” e de “Boas Práticas na Fabricação de Alimentos”. Enquanto isso, o SEBRAE entrará com todo arsenal em termos de infraestrutura para realização da festa, tais como barracas, som e iluminação.

“A proposta é consolidar Carrancas no calendário de eventos regional e nacional é de suma importância para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Ter um evento gastronômico garante maior visitação e cria um novo canal para o desenvolvimento de outros produtos e serviços”, explica Claudinei Palma Sotta, presidente da ACETUR. Segundo ele, o evento também vem suprir a necessidade dos atuais visitantes da cidade, no que diz respeito à crescente procura por restaurantes, cafés, barzinhos e lanchonetes capazes de oferecer atrações culturais, uma dinâmica identificada pela entidade ao longo dos últimos anos.

Preservação da cultura

Nada mais justo. Afinal de contas, Carrancas, hoje, é conhecida nacionalmente e também mundialmente pelas suas belezas naturais onde já cedeu suas belas paisagens como cachoeiras, serra e florestas para mais de 11 novelas de repercussão nacional e a um significativo número de filmes e programas. Essa exposição na mídia é benéfica mas também preocupante, pois com o crescimento e o elevado número de novos moradores a população pode perder sua identidade.

“Além, é claro, de promover a culinária regional, ter um festival que valorize os grupos locais de Folia de Reis, Congado e a Banda da cidade passa a ser um ótimo canal para sua manutenção e estímulo à participação da sociedade na preservação da cultura popular. Da mesma forma, apresentar grupos de música instrumental e de artes cênicas como uma nova vertente de arte para a população local e os visitantes é uma estratégia interessante para estimular o desenvolvimento da necessidade básica de acesso à cultura da população”, finaliza Claudinei.

Fonte: Carrancas em Pauta

Comments are closed.