Dicas de segurança nos Jogos Olímpícos

Aproveite a Olimpíada sem susto, prestando atenção a alguns cuidados essenciais.
Aproveite a Olimpíada sem susto, prestando atenção a alguns cuidados essenciais.

Atletas e turistas devem ficar atentos para evitar assaltos durante os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Na saída de bancos e caixas eletrônicos, durante passeios em pontos turísticos ou na proximidade dos locais que estarão as competições, oportunistas ficam de olho em qualquer descuido e se aproveitam para levar carteiras, dinheiro e celulares.

O especialista em segurança do GRUPO GR, Niv Yossef, selecionou algumas dicas importantes para evitar esse tipo de situação. O GRUPO GR é uma das empresas mais sólidas no segmento se segurança patrimonial e presente em 15 Estados no país.

DICAS DE SEGURANÇA

NO BANCO

– Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de meliantes. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

– Se precisar fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis. Caso haja necessidade, verifique se o banco possui salas reservadas para este fim (alguns bancos têm salas especificamente para retirada de dinheiro de forma muito discreta e sigilosa).

– Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi.

– Aproveite o tempo da fila para observar as pessoas ao seu redor, procurando alguém “interessado” em você. Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com algum funcionário do banco ou com os seguranças.

– Se desloque ao banco sempre acompanhado e evite fazer comentários com pessoas estranhas, mesmo as que estiverem muito bem vestidas.

– Caso perceba que está sendo seguido por alguém, entre em alguma loja movimentada e ligue para a Polícia, através do número 190.

EM CAIXAS ELETRÔNICOS

– Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.

– Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos.

– Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.

– Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados.

– Evite fazer saques à noite.

– Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico.

CELULARES

– Atender o celular na rua, deixa o usuário distraído e, ao mesmo tempo, vulnerável;

– Não use celular na cintura e/ou em bolsos, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade;

– Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso;

– Nunca o deixe o celular à mostra;

– Apesar de ser proibido por lei, ainda é comum ver as pessoas falando ao volante. Neste momento, o usuário, por estar distraído, é um alvo fácil para os meliantes, além de poder causar acidentes;

– Não deixe seu celular sobre mesas, balcões e cadeiras de restaurantes ou lojas, pois os meliantes aproveitam qualquer descuido para furtá-los;

– Evite atender ligações enquanto está em taxis, principalmente parados no transito, hoje os assaltantes estão cada vez mais ousados e mesmo com vidros fechados, utilizam armas de fogo para abordar as pessoas,

– Se estiver andando na rua e o celular tocar, procure um estabelecimento comercial ou um local mais seguro para atender a ligação.

EM LOCAIS PÚBLICOS – NAS RUAS

– Nunca demonstre que está procurando um endereço. Bandidos se aproveitam de quem está perdido ou desatento.

– Não use bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro.

– Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras, celulares, tablets, colares, etc.

– Evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas.

– Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

– Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.

– Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.

– Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito.

– Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, barracas de camelôs, etc.

– No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*