Dia Mundial da Alimentação: refeições corretas podem trazer benefícios ao coração

Especialista comenta sobre os alimentos que podem auxiliar e manter a saúde do coração.

O grande segredo para manter a saúde do coração é saber equilibrar a alimentação e evitar ao máximo consumos exagerados.

Manter uma alimentação saudável para ter a saúde em dia não é novidade para ninguém, mas o que nem todos sabem é que este hábito também pode livrar o coração de diversos problemas cardiovasculares.

Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil, as doenças cardiovasculares matam em média 300 mil pessoas por ano, alcançando uma morte a cada dois minutos.

Entre as principais doenças que estão no topo da lista está a hipertensão, doença silenciosa e que pode agravar com o passar dos anos. “Muitas vezes o paciente não tem sintomas, mas está com a pressão alta e quando surgem dores de cabeça frequentes por exemplo, é preciso ligar o sinal de alerta e procurar ajuda médica”, alerta o cardiologista Diego Garcia.

A hipertensão não está ligada apenas a ingestão de sal acima da quantidade recomendada pelos especialistas, mas também o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e carboidratos.” O perigo também mora em alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras e açúcar por exemplo. Além do colesterol ele pode ocasionar em diversos outros problemas cardiovasculares”, explica do cardiologista Diego Garcia.

O cardiologista ainda reforça que a gordura não deve ser eliminada da dieta, mas o segredo é incluir no cardápio itens que possuem a chamada “gordura boa” como é o caso de azeite de oliva virgem ou extra virgem, peixes como o o salmão, abacate e castanhas.

Não é de hoje que ouvimos o poder das frutas na nossa saúde, mas existem algumas opções que podem ajudar ainda mais o coração como é o caso das frutas de cores avermelhadas. Além de serem consideradas anti-inflamatórias elas também reduzem os riscos para o coração.

O queridinho das mulheres durante a TPM (tensão pré menstrual), o chocolate, também pode fazer bem a saúde do coração, mas calma, o recomendado é consumir opções que estejam acima de 70% cacau e que seja em pequena pequena quantidade. “O grande segredo para manter a saúde do coração em dia é saber equilibrar a alimentação e evitar ao máximo consumos exagerados”, finaliza o cardiologista.

#DiaMundialdaAlimentação #DiegoGarcia

Deixe um comentário