Consumo de chocolate estimula a sensação de euforia no cérebro

Estudo realizado pela nutricionista da ABICAB confirma que o efeito é causado pela presença de serotonina no alimento.

Estudo da ABICAB confirma que o efeito é causado pelo estímulo à produção de serotonina proporcionado pelo alimento.

Após várias tentativas mal sucedidas de se melhorar o humor com suplementos de magnésio, pesquisadores descobriram que o chocolate é um alimento eficiente para combater esse problema. O efeito deve-se à presença de substâncias responsáveis pela formação de serotonina no alimento, atuando no cérebro para regular o humor. Os dados fazem parte do estudo elaborado por Vanderlí Marchiori, nutricionista e consultora técnica da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB). 

O estudo comprova ainda que outros compostos do alimento são capazes de aumentar a disposição e o tempo de duração de todas as boas sensações. Por isso, o consumo diário de 25 gramas de chocolate 70% cacau é totalmente favorável para as pessoas que praticam exercícios físicos.

“São diversos os benefícios do cacau, além de todas as sensações agradáveis que ele pode proporcionar, o alimento ainda possui a teobromina, que estimula nossa atividade cerebral e nos mantém mais despertos”, afirma Dra. Vanderlí.

Marchiori explica, ainda, por que o chocolate faz bem durante a TPM: “a compulsão por chocolate apresenta níveis de 40% em mulheres e apenas 15% em homens, sendo que as mulheres são mais susceptíveis durante o desequilíbrio hormonal causador da tensão pré-menstrual”.

Deixe um comentário

*