Consulado da Bélgica em São Paulo promove o primeiro Festival do Chocolate Belga no Brasil

O cônsul geral da Bélgica em São Paulo Didier Vanderhasselt e representantes de renomadas marcas apresentaram nesta quarta-feira, (11.03), o Festival do Chocolate Belga, choco.be, que vai espalhar o sabor, o aroma e a textura do melhor chocolate do mundo de 14 a 21 de março em diversos pontos de São Paulo. 

Marie-Pierre Galler com o Cônsul Didier Vanderhasselt logo a assinatura com Leandro Cury, Gerente Comercial do Pão de Açúcar.
Marie-Pierre Galler com o Cônsul Didier Vanderhasselt logo a assinatura com Leandro Cury, gerente comercial do Pão de Açúcar.

Para os belgas, o chocolate é mais do que um alimento típico de uma nação. Ele representa a combinação de tradição, qualidade e inovação. A excelência com que a produção de chocolate é tratada neste país da Europa deu ao chocolate belga o reconhecimento internacional de o melhor chocolate do mundo.

sobremesa-da-BEZA-Brownie-com-mini-waffle-belga-sorvete-de-baunilha-Magnum-coulis-de-manga-e-maracujá-e-creme-de-speculaas.-Sabores-da-Bélgi
Sabores da Bélgica: brownie com mini waffle belga, sorvete de baunilha Magnum, coulis de manga e maracujá e creme de speculaas.

Por isso, o Consulado da Bélgica em São Paulo promove o I choco.be (Festival do Chocolate Belga) de 14 a 21 de março em São Paulo. “Será um orgulho e um imenso prazer de promover as delícias de chocolate belga ao grande público brasileiro que gosta muito de novidades saborosas”, afirmou o Cônsul Geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt, durante coletiva de imprensa para lançamento do projeto, realizada nesta quarta-feira, no Hotel Tivoli, em São Paulo. O encontro contou com a presença de Marie-Pierre Galler, diretora de Exportação da Chocolates Galler, e Leandro Cury, gerente comercial do Pão de Açúcar.

Organizado pelo Consulado Geral da Bélgica em São Paulo com patrocínio dos sorvetes Magnum e apoio das consagradas marcas Callebaut e Belcolade (Grupo Puratos) além de outras parceiras de peso como Galler, Cacau Show e Pão de Açúcar, o Festival choco.be promoverá mais de 30 atividades entre degustações, tours, cursos, brunchs, chás da tarde e jantares – um deles assinado pelo chef Alex Atala e o “chocolatier” belga Dominique Persoone, que vem exclusivamente ao Brasil a convite da Belcolade.

Toda a programação está disponível no hotsite do choco.be (www.festivaldochocolatebelga.com.br). Os ingressos serão vendidos exclusivamente pelo foodpass, e-commerce de delírios gastronômicos, que também atua como agência do festival e está à frente da organização do evento junto aos parceiros.

choco.be equipe foodpass, cônsul geral da Bélgica em SP Didier Vanderhasselt e diretoria Puratos, Callebaut, Galler, Pão de Açucar,  Latter Design, Magnum
Eequipe foodpass, com o cônsul da Bélgica e diretorias da Puratos, Callebaut, Galler, Pão de Açucar, Latter Design e Magnum.

Consumo

A paixão dos belgas por chocolate pode ser aferida com o consumo anual de 6 kgs anuais por pessoa. No Brasil, onde o produto também é amado, o consumo anual per capita é ainda de 2,5 kgs. O crescimento e o potencial de evolução do consumo brasileiro são uns dos motivadores de apresentar uma nova variedade de produtos de qualidade refinada para um mercado que procura diversificação e qualidade. Por isso, agora no Brasil, além da Belcolade (Grupo Puratos), da Calebaut, haverá a venda dos Chocolates Galler por meio das lojas do Pão de Açúcar.

Essa parceria foi selada durante a coletiva de imprensa do choco.be, nesta quarta-feira. Durante o evento, representantes da Galler e do Pão de Açúcar assinaram os contratos. 

evento choco.be escultura da cacau show
Escultura da Cacau show apresentada no evento da do choco.be.

História

Apesar de não produzir cacau, a matéria-prima do chocolate, a Bélgica se tornou referência na produção desta iguaria desde o século 17, quando houve a chegada das primeiras levas de cacau via Espanha. Gent, a bela cidade medieval cortada por canais e repleta de memoráveis construções, transformou-se em um polo de fabricação artesanal e suas lojas grande atrativos da cidade turística.

Outro marco da excelência do chocolate belga também é centenário. Foi em 1912 que o chocolatier belga Jean Nehaus inventou o bombom trufado praline, que originou a refinada fábrica de chocolates que leva o sobrenome desse pioneiro da chocalataria. A invenção do doce era a consagração de um trabalho iniciado em 1857, quando Nehaus, um imigrante suíço, iniciou sua produção de chocolates em Bruxelas.

Mais cacau

Mas qual a diferença do chocolate belga em relação aos demais? Primeiramente, a alta concentração de cacau. Apesar de a legislação brasileira permitir que a composição do chocolate seja composta com menos concentração de cacau e utilização de outros tipos de gorduras vegetais sejam classificados como chocolate, a indústria belga de chocolates tem como preceito manter seus padrões de qualidade, tanto na quantidade do insumo como na utilização de 100% de manteiga de cacau. A apurada seleção dos grãos é outra característica para preservar a refinada identidade dos chocolates belgas.  

Essa identidade é garantida por um código que normatiza o chocolate belga desde 2007.  Junto ao padrão de excelência que garante a tradição e qualidade, a inovação e criatividades de novas gerações de chocolatiers resultam numa enorme variedade de sabores, formatos, aromas e texturas.

Esse preciosismo e perfeccionismo na produção do chocolate belga se espalhou pelo país e virou um selo tanto dos produtores artesanais como das grandes indústrias chocolateiras que hoje exportam 2/3 de sua gigantesca produção. Somente a fábrica da Callebaut, a maior do mundo, em Wiese, produz 270 mil toneladas por ano, seguida da Puratos que é segunda maior produtora e o país conta ainda com 320 empresas especializadas de diversos portes movimentando um volume de negócios de 4 bilhões de euros. 

Somente para o Brasil, a exportação vem crescendo anualmente, com alta de 22% em 2012 e 34%, em 2013. “Em 2014, o valor da exportação foi de 13 615 mil euros”, detalha o Cônsul Geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt.

A expectativa é a de que o choco.be possa incrementar esse intercâmbio com os consumidores brasileiros e aumente consideravelmente o volume atual da exportação em um ou dois anos.

Dados sobre o chocolata belga

Atualmente, a Bélgica produz 172 mil toneladas de chocolate por ano, a maioria para exportação. A exportação de chocolate belga para o Brasil aumentou em 22% em 2013 e em 34% em 2014. A média de consumo anual per capita de chocolate na Bélgica é de 9 kg, no Brasil ainda é de 2,5 kg por ano.

Segredo do sucesso 

Tão cobiçado quanto suas cervejas, o chocolate belga conquistou ótima reputação graças a vários atributos em sua fabricação. 

A Callebaut, que cria chocolates no coração da Bélgica há mais de cem anos, é uma das raras empresas que seleciona, torra e mói as amêndoas para elaborar sua própria massa de cacau – o principal ingrediente na produção do chocolate. Apenas as melhores, as mais raras e as exclusivas variedades de cacau são selecionadas. As amêndoas são torradas inteiras para preservar a delicadeza dos aromas e conferir intensidade e complexidade de sabores. 

Todos os ingredientes são moídos delicadamente e incorporados com precisão e paciência até que a textura alcance a perfeição. E é no precioso momento que todos os componentes se fundem sobre a língua que o público entende
por que a Callebaut possui o selo de qualidade e autenticidade como “Finest Belgium Chocolate” (o mais refinado chocolate belga).

Já a mais tradicional marca do chocolate belga real, Belcolade, é elaborada exclusivamente pelo Grupo Puratos, na Bélgica, respeitando uma longa tradição, quase artesanal, e resultando numa completa gama de produtos de chocolate, desde o amargo com gosto delicado até o sutil sabor de chocolate ao leite, passando pelo chocolate branco e sua cremosidade inigualável, todos com sofisticação, textura e sabor únicos.

Os chocolates Belcolade, do Grupo Puratos, são rigorosamente avaliados para garantir que somente aqueles com características sensoriais únicas e exclusivas façam parte da linha, mantendo a tradição do real chocolate belga, inspirada na paixão dos especialistas “chocolatiers”, confeiteiros e padeiros do Grupo Puratos pela arte de fazer chocolate.

Outro cuidado adotado pelas marcas belgas na fabricação do chocolate ao leite se estende na dosagem de cacau, considerado um superalimento pelos nutricionistas por ser rico em nutrientes. No belga, a porcentagem é mais acentuada (43% em vez dos 35% frente aos outros chocolates). “Além disso, ele contém menos açúcar, o que o torna mais saudável”, afirma Vanderhasselt, cônsul-geral da Bélgica em São Paulo.

Depoimentos dos parceiros 

“Para a Kibon é um enorme prazer apoiar um evento desta importância para o mercado de chocolates. A nossa linha de picolés Magnum é produzida com 100% chocolate belga, algo que faz toda a diferença e torna o nosso produto ‘premium’ e sofisticado, agradando inclusive aos paladares mais exigentes” –  Katia Ambrosio, diretora de marketing da Kibon 

O Festival do Chocolate Belga é uma oportunidade de aumentar o reconhecimento pela tradição e qualidade dos nossos produtos. Para a Callebaut, principal marca de chocolate belga para profissionais em todo o mundo, participar de um evento dessa importância ajuda a valorizar e a inspirar os clientes e consumidores que trabalham e consomem o melhor chocolate do mundo! Estamos animados com o Festival, que vai rechear a cidade com muito chocolate e diversão” – Plinio Freitas, gerente comercial gourmet

 “Por sermos belgas e fabricantes do autêntico chocolate belga, ficamos extremamente felizes com a realização do evento aqui em São Paulo, uma oportunidade ímpar para mostrar nossa origem, nosso sabor diferenciado, a autenticidade e outros atributos que fazem do Grupo Puratos e da marca Belcolade uma referência em chocolates no mundo” – Alexander Decoster, diretor-geral da Puratos Brasil

choco1-vert

O foodpass 

Ancorada numa moderna e eficiente plataforma digital (foodpass.com.br) que acaba de ser ampliada com novos atrativos, a agência de delírios gastronômicos investe em três tendências do entretenimento: foodclass, foodexperience e foodtours:

# Em parceria com chefs de renome, o foodclass oferece experiências que têm como objetivo promover o conhecimento em diferentes formatos, cursos, encontros e debates.

# O foodexperience convida para as mais inusitadas experiências artísticas, sensoriais e culturais: menus degustação, pop-up de restaurantes, soft-openings e lançamentos de festivais temáticos.

# Na área de turismo, o foodtours atua com uma equipe de foodhunters que traça expedições e incursões a fazendas, fábricas artesanais e aos produtores locais pelo interior do Brasil.

Plataforma digital foodpass
O foodpass é também um site de e-commerce que oferece ingressos de seus eventos ou de parceiros de forma segura, atrativa e rápida para um público em busca de sofisticadas e criativas incursões gastronômicas. 
www.foodpass.com.br 

Ficha Técnica do Festival Choco.be 

Realização: Consulado-Geral da Bélgica em São Paulo

Idealização e produção: Foodpass

Patrocínio: Magnum

Apoio: Callebaut e Belcolade

Apoio institucional: VisitFlanders e Festa da Francofonia 2015

PROGRAMAÇÃO choco.be 

Há ações de marketing, cursos (pagos e gratuitos), degustações, tours, visita a uma fantástica fábrica de chocolates e jantares – um deles com Alex Atala e Dominique Persoone e outro com a equipe do Ateliê No Escuro. Vai ser uma delícia! 

CHOCO MARKET.BE

O que é: Haverá uma série de ações da marca Cacau Show. Entre os destaques, o ministro do comércio exterior da Bélgica, Pieter De Crem, estará presente na fábrica da Cacau Show para colocar o primeiro selo no primeiro produto a ser vendido no mercado com a informação: “feito com chocolate belga”.
Quer saber mais sobre a Cacau Show, acesse: www.cacaushow.com.br 

CHOCO CLASSES.BE BELCOLADE

O que é: Aulas demonstrativas com mestre chocolatier belga Dominique Persoone, o maior nome da chocolataria mundial, com chocolates belgas da marca Belcolade. Ele ensinará vários tipos de pralinés, os famosos bombons gourmet originários da Bélgica e conhecidos no mundo todo. Inspire-se! Aula com tradução simultânea. 

Primeira aula: 17.03, às 16h

Onde: Cozinha de demonstração – Centro de Gastronomia – Universidade Anhembi Morumbi (Campus Mooca)

Ingresso: Grátis (exclusivo para alunos, ex-alunos e professores da Universidade)

Segunda aula: 18.03, das 14h às 16h30

Onde: Loja Santo Antonio – Serra de Juréa, 736, Tatuapé, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 50 diretamente na loja Santo Antonio (www.lojasantoantonio.com.br)

Terceira aula: 19.03, das 14h às 17h

Onde: Chocolândia – Av. Silva Bueno 2040, Ipiranga, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 50 (50 lugares via foodpass.com.br )

Quarta aula: 19.03, das 18h30 às 20h30

Onde: Chocolândia – Av. Silva Bueno 2040, Ipiranga, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 50 (50 lugares no foodpass.com.br

CHOCO CLASSES.BE CALLEBAUT

Aula 1

O que é: Aula de brigadeiro gourmet Callebaut com a chef Solange Piagge

Quando: dia 17.03, das 9h às 12h

Onde: Loja Santo Antônio – Rua Serra de Juréa 736, Tatuapé, São Paulo/SP

Ingresso: Inscrição pelo site www.lojasantoantonio.com.br ou tel. 11 2225-910 

Aula 2

O que é: Aula de ovo mousse de colher Callebaut com a chef Solange Piagge

Quando: dia 19.03, das 14h às 17h

Onde: Bondinho – Av Pompéia 1795, Vila Pompéia, São Paulo/SP

Ingresso: Inscrição pelo site www.bondinhochoc.com.br ou tel. 11 3672-1044 

CHOCO EXPERIENCE.BE CALLEBAUT

O que é: Harmonização de vinho, azeite, whisky e chocolate Callebaut

Quando: do dia 17.03 ao dia 20.03, das 19h30 às 21h.

Onde: Chianti Chocommelier – Rua Mateus Grou, 40 – São Paulo/SP

Ingresso: R$ 125 via foodpass.com.br 

CHOCO EXPERIENCE.BE (PARA CONVIDADOS)

O que é: Harmonização de vinho, azeite, whisky e chocolate Callebaut

Quando: dia 16.03, a partir das 14h

Onde: Chocolate Academy – Avenida Paulista, 1048, 12º andar, Bela Vista, São Paulo/SP

CHOCO DINNER.BE

O que é: Os chefs Alex Atala e Dominique Persoone vão criar um menu utilizando chocolate belga Belcolade

Quando: dia 20.03 às 20h

Onde: Restaurante Dalva e Dito – Rua Padre João Manuel 1115, Cerqueira César, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 195 no foodpass.com.br (o valor não inclui bebidas, serviço e valet) 

CHOCO DINNER.BE – MENU AROLA VINTETRES

O que é: Um jantar nas alturas com um menu especial inspirado pelo chocolate belga. Servido em três tempos (entrada + principal + sobremesa), todos os pratos do menu levam chocolate Callebaut em sua composição.

Quando: de 16,18, 19, 20 e 21.03 a partir das 19h

Onde: 23º andar do hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej – Alameda Santos 1437, Jardim Paulista, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 210 via foodpass.com.br 

BELGA CORNER E ATELIÊ NO ESCURO

O que é: O Belga Corner em parceria com o Ateliê no Escuro vai promover um jantar sensorial onde os convidados degustarão às cegas um menu surpresa com o tema Chocolate Belga, além do menu outras intervenções sensoriais acontecerão durante a noite.

Quando: dia 17.03, às 20h

Onde: Belga Corner – Rua Pedroso Alvarenga, 666, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 230 via foodpass.com.br

BELGA CORNER E LET’S BEER

O que é: O Belga Corner fará uma harmonização de cervejas com um menu belga, inspirado pelos chocolates Callebaut. A degustação das cervejas é conduzida pelo sommelier Guto Procopio da Let’s Beer.

Menu: Blini de chocolate com tartare de salmão de entrada. Seguido de ravioli de chocolate recheado com stoofvlees com molho mostarda chocolate. E para sobremesa? Mil folhas de chocolate branco com frutas vermelhas e um gateau de chocolate.

Quando: dia 18.03 e 19.03, às 20h

Onde: Belga Corner – Rua Pedroso Alvarenga, 666, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 110 via foodpass.com.br 

CHOCO BELGA TOUR

O que é: Tour pelo bairro do Jardins, onde visitará um seleto grupo de seis docerias e suas melhores experiencias com chocolate belga. O passeio é realizado pela Savor São Paulo, empresa do mesmo Grupo que organiza o Pub Crawl SP, famoso circuito de baladas

Quando: 14.03 e 21.03, a partir das 14h (duração média de três horas)

Onde: Saída a partir da doceria Chrys Cake & Pie – Alameda Tietê 636, Jardim Paulista, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 50 via foodpass.com.br

CHOCO BEER DELIRIUM

O que é: Um kit degustação composto de 7 bombons de chocolate Guylian e de 7 taças de cervejas belgas especialmente selecionadas para uma deliciosa harmonização. Nesse dia, o cliente recebe em um guia todas as informações dos produtos e fica à vontade para saborear os chocolates e as cervejas na hora e durante o período que desejar.

Quando: 17.03, a partir das 20h

Onde: Delirium Café São Paulo – Rua Ferreira de Araújo, 589, Pinheiros, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 120 via foodpass.com.br 

LE PAIN QUOTIDIEN

O que é: São duas opções de comes e bebes com chocolate belga:

  1. Brunch nas lojas Le Pain Quotidien dos shoppings Cidade Jardim e V.Olímpia.
  2. Chá da Tarde nas lojas Le Pain Quotidien na unidade Itaim e Vila Madalena.

Durante o festival,  a Le Pain Quotidien irá oferecer o kit.Be, composto de waffle de Liège com blueberry e morango + calda de chocolate, chocolate quente com leite servido no bowl (leite integral ou desnatado) e jarrinha de chocolate belga a parte ou chocolate gelado servido no copo, minibrownie mais cesta de pães acompanhada de manteiga e pastas doces a escolha do cliente (noir, speculoos, blondie, brunette ou Noisella) finalizam a pedida.

Quando: 14.03, 15.03 e 21.03

Onde: Cidade Jardim Shopping (das 9h às 14h), Shopping Vila Olímpia (das 9h às 14h), Vila Madalena – Rua Wisard, 138 – São Paulo/SP (das 14h às 19h) ou Itaim – Rua Paes de Araújo, 178 – São Paulo/SP (14h às 19h).

Ingresso: R$ 50 via foodpass.com.br 

HARMONIAPERFEITA.BE

O que é: Que tal aguçar seu paladar com uma nova e surpreendente experiência? Promovido pela Cacau Show, o workshop Harmonização de Chocolates e Vinho contempla 4 rótulos e diversos tipos de chocolate/chocolate belga. Venha fazer parte dos especialistas no assunto e conhecer todas as possibilidades entre estas duas paixões gastronômicas.

Quando: dia 19.03 às 19h30 (previsão de término as 21h30)

Onde: Cacau Show Café & Chocolate – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2128, Jardim Paulistano, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 55 via foodpass.com.br – Valor revertido para o Instituto Cacau Show 

ORIGENS.BE

O que é: Você sabe de onde vem o Cacau? Como são as plantações deste fruto que gera um dos doces mais queridos do mundo? Participe do workshop promovido pela Cacau Show e conheça tudo sobre o fruto e todo o processo de fabricação do chocolate. Participe desta experiência sensorial única e especial.

Quando: dia 18.03 às 19h30 (previsão de término as 21h30)

Onde: Cacau Show Café & Chocolate – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2128, Jardim Paulistano, São Paulo/SP

Ingresso: R$ 55 via foodpass.com.br – Valor revertido para o Instituto Cacau Show 

VISITASURPRESA.BE

O que é: Já pensou em ver de perto como o chocolate é feito? Agora você terá essa possibilidade através de uma visita à fábrica da Cacau Show, localizada em Itapevi, a 35km de São Paulo. É o momento ideal para conhecer todo o processo de produção do chocolate, a preparação dos produtos e o envio para o Brasil inteiro, além de um espaço mágico, aberto apenas para convidados. Não fique de fora dessa! Muitas surpresas esperam por você!

Quando: dia 21.03 às 10h (previsão de término as 12h)

Onde: Fábrica Cacau Show – Estrada Velha de Itu, 437, Itapevi (vide mapa abaixo – não colocar o endereço no GPS)

Ingresso: R$ 35 via foodpass.com.br – Valor revertido para o Instituto Cacau Show

CONFIRA O MAPA e MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: www.festivaldochocolatebelga.com.br/evento_19.php

SERVIÇO:

Informações: 

https://www.facebook.com/consuladogeraldabelgicaemsaopaulo?ref=ts&fref=ts  

www.festivaldochocolatebelga.com.br 

Tickets: www.foodpass.com.br

Deixe Seu Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*