Concurso mais antigo do Brasil revela melhor Queima do Alho na Festa do Peão de Barretos

Uma das regras é utilizar a mesma receita dos peões boiadeiros que desbravaram o Brasil. Concurso oficial acontece no dia 29 de agosto dentro da programação da Festa do Peão de Barretos. (Foto: André Monteiro)

Uma das regras é utilizar a mesma receita dos peões boiadeiros que desbravaram o Brasil. Concurso oficial acontece no dia 29 de agosto dentro da programação da Festa do Peão de Barretos. (Foto: André Monteiro)

Não pode gourmetizar! Não pode inovar! Uma das peculiaridades – e por isso boa parte de seu sucesso – do Concurso da Queima do Alho da Festa do Peão de Barretos (20 a 30 de agosto) é que os pratos elaborados precisam ser fieis ao estilo, sabor e tradição das comitivas de peões boiadeiros que viajavam pelo Brasil no século passado levando boiadas e desbravando o país. Neste ano, o evento completa 60 anos, assim como o Concurso que é o mais antigo desta comida típica.

Fotos_André_Monteiro_(27)

Entre as delícias do cardápio da Queima do Alho estão o arroz carreteiro e o feijão tropeiro. (Foto: André Monteiro)

A competição acontece entre comitivas – que representam os antigos grupos de tropeiros e peões que viajavam das fazendas criadoras de gado até os frigoríficos e que foram responsáveis pelo desenvolvimento de várias regiões do Brasil, incluindo a região de Barretos – composta somente por homens.

Entre os quesitos de julgamento do concurso está a preservação da receita e o modo de preparo das refeições desta época em que os grupos dormiam nas estradas até chegar a seus destinos. As tralhas carregam objetos simples, mas necessários para alimentar todos: panelas, alguns talheres, pratos, chapa, tudo organizado dentro das “bruacas”, uma espécie de mala feita de couro, carregada pelos burros cargueiros e que levavam também os mantimentos.

No cardápio da Queima do Alho estão: arroz carreteiro (arroz, carne seca, pimenta, cebola, alho e sal), feijão tropeiro (feijão, bacon, linguiça de porco, torresmo de panceta, carne seca frita, farinha de mandioca, cheiro verde, alho, cebola e sal), paçoca de carne (charque, farinha de mandioca e farinha e milho) e carne de churrasco (temperada somente com alho e sal). A comida é feita no chamado fogo de chão, um fogão improvisado, bem rente ao chão e aquecido à lenha, um cozimento lento que permite que os ingredientes agreguem sabores uns aos outros, deixando os pratos com um gostinho incomparável.

Vence a comitiva que, além de produzir a refeição mais saborosa, tiver mais utensílios característicos da época e que garantem a manutenção da cultura tropeira.

João Paulo Martins, coordenador do concurso, declara que a Queima do Alho faz parte da história do Brasil e também de Barretos. “Nossa cidade cresceu no entorno de dois grandes frigoríficos, por isso nossa cultura está tão ligada à cultura sertaneja. Provar esta refeição, feita com tanta riqueza de detalhes culturais, é como experimentar um pedaço da nossa história”, relata. Os pratos são avaliados por um grupo de jurados que, segundo Sr. João Paulo, são altamente habilitados para este fim.  

A Festa do Peão de Barretos

Comemorando 60 anos, o maior rodeio da América Latina tem entre suas atrações grandes shows incluindo o do norte-americano Garth Brooks, em prol do Hospital do Câncer, e de célebres sertanejos como Chitãozinho & Xororó, Henrique & Juliano, dupla eleita Embaixadora do Rodeio 2015, Fernando & Sorocaba, Bruno & Marrone e Luan Santana.

Outros grandes nomes da música sertaneja na atualidade também estão confirmados na programação: Gusttavo Lima, Jads & Jadson, Henrique & Diego, Rionegro & Solimões, Guilherme & Santiago, Zé Henrique & Gabriel, Humberto & Ronaldo, Juliano Cézar, Gino & Geno, Carreiro & Capataz, Roby & Thiago entre outros. Clássicos da música sertaneja também terão espaço na programação com apresentações de Mato Grosso & Mathias, Trio do Brasil e Gilberto & Gilmar.

Na programação esportiva a organização confirmou a realização da final da competição de montarias em touro promovida pela Professional Bull Riders – PBR Brasil, o 23º Barretos International Rodeo, que este ano terá também a participação da PBR, final do campeonato promovido pela Liga Nacional de Rodeio, e ainda final da modalidade Três Tambores, categoria feminino, do Campeonato Barretos e a disputa dos Jovens Talentos do Cutiano, destinada a competidores com idade a partir de 18 anos.

SERVIÇO:

Este ano o Concurso acontecerá dia 29. Nas outras datas a Queima do Alho está à venda para os turistas no Rancho Ponto de Pouso: dias 22, 23 e 30, no almoço e 21,22,23,28 e 29 no jantar. Outras informações e programação completa estão disponíveis no site www.independentes.com.br.

com.br

Comments are closed.