Como se preparar para o Caminho de Santiago de Compostela será tema de palestra em São Paulo

Autor do livro "O Guia do Viajante do Caminho de Santiago" falará sobre a preparação necessária para a viagem, além de destacar pontos importantes da rota milenar.

Autor do livro “O Guia do Viajante do Caminho de Santiago” falará sobre a preparação necessária para a viagem, além de destacar pontos importantes da rota milenar.

Em um ranking de 150 nações, o Brasil ocupa a 14ª posição entre os países que mais enviam pessoas para percorrer o Caminho de Santiago, rota milenar de peregrinação localizada na Espanha. Aproximadamente esse ano, mais de três mil brasileiros farão o Caminho, por opção de fé, como sabático, como forma de se encontrar ou simplesmente por que algo os move fazê-lo. Assim foi com Daniel Agrela quando, em 2007, deixou que o Caminho de Santiago entrasse em sua vida. Foram 30 dias de redescobertas e de descobertas, conforme narra no livro “O guia do viajante do Caminho de Santiago – uma vida em 30 dias”.  Em suas andanças pelo país para divulgar o trabalho literário, Agrela percebeu que muita gente tem dúvidas que ele tinha quando fez o caminho pela primeira vez, por isso e para esclarecer as principais dúvidas dos futuros viajantes, ele vai promover no próximo dia 25/10, na Saraiva do Shopping Eldorado em São Paulo, a palestra “Uma vida em 30 dias”.

Agrela abordará na palestra temas como: o significado da rota, sua história milenar, características das etapas, as melhores épocas do ano para realizar o caminho, custo estimado da viagem, preparo intelectual, físico e clínico, e itens necessários para levar na mochila, além de dar um testemunhal sobre o que mudou sua vida a partir do Caminho, como faz no final de cada capítulo do livro, quando coloca uma observação ou curiosidade – “o corpo reage de diferentes maneiras a cada etapa concluída. Preste atenção, talvez você precise descansar. Meu primeiro dia sem caminhar foi justamente em Los Arcos. Com uma inflamação intensa no joelho direito, tive de repousar. Assim, aproveitei para conhecer a cidade e percebi que um local, mesmo pequeno, sempre tem uma grande riqueza a ser explorada.” (7º dia – Los Larcos-Logroño)

De acordo com Agrela, por ser uma viagem de cerca de 30 dias, em que o viajante passa todos os dias caminhando (são 800 quilômetros), a rota suscita muitas dúvidas de quem tem interesse em percorrê-la. “Costumo dizer que o Caminho de Santiago não é uma viagem, e sim o projeto de vida transformador. E por isso é preciso se planejar, procurar saber o máximo de informações para que a experiência seja a melhor possível”, afirma Agrela.

Daniel Agrela fez o caminho por duas vezes e o livro, hoje, é o mais vendido no Brasil sobre o assunto (“O Guia do Viajante do Caminho de Santiago”, pela Editora Generale)

O Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago começou a fazer história quando, há 12 séculos, foram encontrados os restos mortais do apóstolo Tiago – que hoje estão depositados na igreja da cidade de Santiago de Compostela. O itinerário mais famoso entre os existentes no percurso é o denominado “Caminho Francês”, que recebe a maioria dos peregrinos vindos de várias partes do mundo e leva a Santiago atravessando o norte da Espanha. Em 1987, este trajeto foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu e, mais tarde, Patrimônio da Humanidade. Hoje, deixou de ser um roteiro percorrido apenas por religiosos e passou a fazer parte do destino de pessoas que, independente de sexo, casta ou status social percebem que as diferenças da vida cotidiana deixam de existir e, no caminho, se tornam iguais.

Daniel Agrela

Daniel Agrela é jornalista e autor do livro “O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – uma vida em 30 dias”, da Editora Generale. Agrela realizou por duas vezes a rota de Compostela. É também criador da maior comunidade sobre o Caminho de Santiago no Facebook (www.facebook.com/ocaminhodesantiago).

SERVIÇO:

Palestra: “Uma Vida em 30 dias”

Data: 25/10 – Horário: 16h

Local: Saraiva do Shopping Eldorado – (Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros – SP) Entrada gratuita

Deixe um comentário

*