Como aumentar a sustentabilidade da sua empresa

Implementar ações e processos mais conscientes dentro de uma organização pode parecer difícil, mas traz inúmeros benefícios.

Além de sempre oferecer produtos e serviços de alta qualidade para seus clientes, uma empresa também precisa se atentar a aspectos que, ainda que pareçam secundários, podem fazer muita diferença. Com crises de ordem ambiental ocorrendo em todo o mundo, lidar com o tema sustentabilidade é uma iniciativa que não deve mais ser adiada, independente do segmento que a companhia atue.

O engajamento com questões sustentáveis é uma atitude a ser levada a sério e não deve ser considerado apenas como uma ferramenta para construção de uma imagem positiva para o mercado. Adotar processos e atividades que diminuam os impactos das atividades da empresa no meio ambiente é benéfico não só para a companhia em si, mas também para os clientes e todos que estão envolvidos direta ou indiretamente com os negócios e processos realizados pela empresa. Isto mostra que a empresa está preocupada em continuar oferecendo o melhor aos seus clientes ao mesmo tempo em que cuida para que o seu potencial não afete de maneira negativa o ambiente ao redor.

De cara, pode parecer difícil encontrar um caminho para aumentar o fator sustentável da sua empresa, mas existem ferramentas disponíveis no mercado que oferecem auxílio para tal. O EcoVadis é um deles, uma espécie de avaliação que mede a Responsabilidade Social Corporativa (CSR, na sigla em inglês) da empresa, isto é, o quanto a sustentabilidade está sendo aplicada no ambiente corporativo. O próprio método também tem um guia que ajuda as empresas a adaptarem seus processos e aumentarem a abrangência de suas ações sustentáveis sem diminuir a produtividade.

Também é importante levar em consideração o segmento em que a empresa está inserida, já que o caminho a ser trilhado na sustentabilidade pode ser muito diferente dependendo do negócio da empresa. Observar o que os concorrentes estão fazendo nesta frente também é interessante pois, mais do que copiar o que os outros fazem, isto pode ser um bom indicador sobre quais tipos de ações fazem mais sentido no cenário em que a sua e outras empresas estão envolvidos.

Para o momento imediato, existem pequenas ações que, mesmo parecendo simples, podem já promover mudanças positivas no dia a dia empresarial, como, por exemplo: a adoção do próprio copo para que todos deixem de utilizar copos descartáveis, reciclagem e reutilização de papéis e de cartuchos de tinta, uso de transporte alternativo por parte dos funcionários para diminuir a emissão de monóxido de carbono, e a moderação no uso de equipamentos eletrônicos, como ar condicionado, bem como o uso em modo de economia de energia.

Assim, iniciar conversas e ações de sustentabilidade não é fácil, mas é extremamente proveitoso e necessário no momento mundial, em que cada vez mais as empresas estão revendo seus posicionamentos e o modo de como seus produtos são produzidos. Com tudo isto em mente, saiba que nenhum outro momento será melhor do que agora para agir. Tenho certeza que seus clientes ficarão felizes em saber que sua empresa está cuidando ainda mais da satisfação deles.

Por Flávia Reame, Gerente de Supply Chain da Subway Brasil

#sustentabilidade #SubwayBrasil #EcoVadis #CSR

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*