Combinações perfeitas e harmonização de sabores de pratos e cervejas artesanais são destaque de festival gastronômico em Nova Lima

Harmoniza Nova Lima começa no dia 10 de agosto em 25 estabelecimentos do município, que oferecerão cardápio especial e opções para todos os gostos. (Foto: João Victor Moraes)

A harmonização de pratos com cervejas artesanais para valorizar os sabores e as características de cada ingrediente vem ganhando espaço cada vez maior na gastronomia. Hoje, já é possível saborear uma costela virada e glaçada na goiabada, acompanhada de uma cerveja tipo Pale Ale, rica em aromas cítricos e florais ou um frango empanado com flocos de milho e parmesão, na companhia de uma cervejinha mais leve, com cheirinho de cravo e canela. Essas são algumas das várias combinações oferecidas no festival Harmoniza Nova Lima, que começa no dia 10 de agosto e reunirá 25 estabelecimentos – entre bares erestaurantes – e 11 microcervejarias de todas as regiões da cidade. Com a indicação de especialistas, os pratos já trazem a harmonização perfeita entre a gastronomia e cervejas artesanais nova-limenses.

Ao todo, serão 25 combinações, produzidas especialmente para o Harmoniza que proporcionarão experiências diversas ao paladar e levarão o público a apreciar o arranjo das combinações. É o que explica Túlio Pires, proprietário do Restaurante Experiência Rullus (Mercado da Boca). Ele elaborou o Filé do Chef Viana, prato composto de dados de filet mignon ao molho gorgonzola, picles de cebola roxa e batatas rústicas. “Buscamos um meio-termo. O filet mignon com gorgonzola, por exemplo, casa bem com uma bebida mais equilibrada”. Por isso, foi escolhida, para esta combinação, a Cerveja Django, American Brown Ale, da Cervejaria Verace.

Felipe Dávila, sommelier da Verace, explica que, a harmonização se dá por semelhança ou por contraste e que, neste caso, a similaridade falou mais alto. “Nossa cerveja é compatível com pratos pouco gordurosos e molhos mais leves”, conta. Ainda conforme Dávila, “o ideal é que a combinação potencialize as principais características do alimento e da bebida”. A Django, American Brown Ale é uma cerveja de alta fermentação, do tipo Pale Ale, produzida bem ao estilo “Velho Oeste”, de acordo com o sommelier. Apresenta aroma de café e chocolate amargo, com leve toque de mel e esconde um segredo. “Utilizamos somente matéria-prima importada”, garante.

Ao todo, serão 25 combinações, produzidas especialmente para o Harmoniza que proporcionarão experiências diversas ao paladar e levarão o público a apreciar o arranjo das combinações. (Foto: João Victor Moraes)

Cangaceiro com Siciliana

E que tal um hambúrguer artesanal, feito com carne seca refogada na manteiga e acompanhado de cebola ao vinho tinto, requeijão de raspa, mandioca palha e molho de seriguela? Esses são os ingredientes do “Cangaceiro”, sanduíche elaborado pelo chef e proprietário da Dog Ville Hamburgueria Artesanal, Faíque Alvarenga. “A carne seca é de produção própria. Ela leva sete dias para ficar pronta. Primeiro, passa pela cura de sal, depois é exposta ao sol, volta para a cura e, por fim, vai para a geladeira”, destaca. Ainda de acordo com o chef, os elementos que compõem o prato remetem ao norte de Minas Gerais e ao nordeste brasileiro, proporcionando “uma verdadeira viagem degustativa”.

Alvarenga aliou o “Cangaceiro” à Cerveja Siciliana, American Wheat, da Cervejaria Brücke. “A Siciliana tem um toque cítrico, por causa do limão. Então eu quis harmonizá-la com um dos principais ingredientes do prato, a seriguela”, justifica. Fabiana Bontempo, proprietária da Cervejaria Brücke, conta que a Siciliana é uma cerveja do tipo Ale, de alta fermentação, feita de trigo americano. “A harmonização com o ‘Cangaceiro’ se deu a partir da diferença. O hambúrguer tem sabores intensos e contrasta muito bem com uma cerveja mais leve. Porque a bebida, neste caso, vem para ‘limpar’ o paladar”, esclarece.

SERVIÇO:

Baixe o livreto com a programação completa do Festival Harmoniza Nova Lima:

https://drive.google.com/file/d/1t718S5FLOuTzJgRAY67zS5xUfGm3evJD/view

Confira a lista completa de estabelecimentos participantes e seus cardápios em Word:

https://drive.google.com/file/d/1OaW9zuEiWah_vwNPqBSoadxuJ9aNyhdN/view

Deixe um comentário