Coletânea reúne atividades lúdicas para a melhoria do ensino de Matemática

O livro apresenta uma série de oficinas que envolvem truques, paradoxos, desafios e mágicas, a maioria de natureza geométrica.

O livro apresenta uma série de oficinas que envolvem truques, paradoxos, desafios e mágicas, a maioria de natureza geométrica.

O ensino e aprendizagem da Geometria desafiam professores e alunos. Estes, por temor ou mesmo desinteresse. Aqueles, pelo desafio de transformar conceitos abstratos em questões práticas e interessantes. Para tornar a aprendizagem mais divertida, os professores e pesquisadores em educação matemática Pedro Luiz Aparecido Malagutti e João Carlos Vieira Sampaio reúnem, em Mágicas com papel, geometria e outros mistérios, lançamento da  EdUFSCar, uma série de atividades planejadas para trazer, a estudantes do ensino fundamental 1 e 2 e professores, alternativas para a melhoria do ensino de Matemática.

O livro apresenta uma série de oficinas que envolvem truques, paradoxos, desafios e mágicas, a maioria de natureza geométrica. São atividades prazerosas com papel, tesoura e cola, proporcionando descobertas surpreendentes em Aritmética e Geometria. Tudo para fornecer aos leitores propostas com elementos lúdicos, aliando o prazer ao ato de aprender.

Mágicas com papel, geometria e outros mistérios também brinca com ilusionismo com imagens em 3D. Outra atividade interessante é “O enigma do tangram”, um quebra-cabeça chinês secular que permite e estimula o leitor a formar várias figuras a partir de sete peças geométricas. Em especial, no capítulo “Paradoxos de desaparecimentos geométricos”, há uma parte que desvenda todos os mistérios dessas brincadeiras.

O livro não só trabalha com arte em papel, mas experimenta o uso de folhas de EVA e barbante para produção dessas oficinas. Mesmo com a base nos estudos matemáticos e geométricos, os conceitos têm caráter interdisciplinar, como a computação e até mesmo a física. A proposta é fornecer subsídios para professores em formação e profissionais do ensino, bem como aproximar esses estudos ao cotidiano da sala de aula, por meio das experiências vividas e da descontração.

A obra integra a Coleção Matemática que reúne trabalhos que visam a divulgação científica desta ciência, fornecendo subsídios e materiais de apoio a professores em formação e a profissionais do ensino. A coleção já conta com os seguintes títulos publicados: Inteligência artificial no ensino: como construir computadores que se comportam como humanos, Introdução à teoria dos números: um curso breve, Uma introdução à topologia geométrica: passeios de Euler, superfícies e o teorema das quatro cores, e Mágicas, matemática e outros mistérios.

Os autores

Pedro Luiz Aparecido Malagutti é licenciado em Matemática pela UFSCar, mestre em Matemática pelo ICMC-USP de São Carlos e doutor em Matemática pela UFPE. É professor associado da UFSCar, onde trabalha desde 1983. Atua nas áreas de Análise Matemática e Ensino da Matemática. Tem realizado atividades voltadas à formação inicial e continuada de professores, bem como para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na produção de materiais didáticos para o ensino de Matemática.

João Carlos Vieira Sampaio Pedro Luiz Aparecido Malagutti é licenciado em Matemática pelo Ibilce-Unesp, mestre em Matemática pelo ICMC-USP de São Carlos e doutor em Matemática pela Rutgers – The State University of New Jersey. É professor associado da UFSCar, onde leciona, desde 1977, disciplinas das áreas de Álgebra, Geometria, Análise e História da Matemática. Tem atuado em projetos de formação continuada de professores e é docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar.

SERVIÇO:

TítuloMágicas com papel, geometria e outros mistérios
Autores: Pedro Luiz Aparecido Malagutti e João Carlos Vieira Sampaio
Número de páginas: 163
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-352-6

Deixe um comentário

*