Cinco designers brasileiros participam da International Fashion Showcase London

ABEST e Apex-Brasil levarão as marcas ao evento, que acontece entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

ABEST e Apex-Brasil levarão as marcas ao evento, que acontece entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

A ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) em conjunto com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Embaixada do Brasil em Londres, são parceiros no International Fashion Showcase, iniciativa do British Council junto ao British Fashion Council para apresentar o trabalho de promissores estilistas internacionais durante a London Fashion Week, que acontece entre os dias 20 e 24 de fevereiro de 2015. 

Ao todo, 30 países concorrerão e a ABEST e a Apex-Brasil levarão cinco marcas brasileiras que representarão o país dentro do tema moda praia: Cecilia Prado Mare, Fernando Cozendey, Sinesia Karol, Triya e Virzi +De Luca. 

As marcas terão a curadoria de Lenny Niemeyer, que conceituou a exposição que sediará as criações dos designers de forma orgânica e interativa, proporcionando uma experiência sensorial aos visitantes. “Para criar o cenário tive como ponto de partida o elemento água, em sua forma mais representativa: os oceanos e mares, e que apesar de possuir uma água transparente, pode parecer azul, verde e até cinza. E é sob a influência desse azul do mar que conceituei toda a exposição intitulada como Infinity Blue In Brazilian Contemporary Art”, conta a estilista. 

“É com um enorme prazer que recebo este convite da ABEST para assumir a curadoria de uma exposição tão importante para a imagem da moda brasileira no exterior. Vamos mostrar ao mercado internacional o que Brasil tem de melhor em termos de criatividade na moda. Sob o tema beachwear, teremos interpretações dos designers selecionados em relação ao lifestyle da moda praia brasileira, que vai além das areias e invade as ruas”, complementa Lenny Niemeyer. 

O objetivo do International Fashion Showcase é revelar, anualmente, os novos designers mais interessantes de todo o mundo. Nesta edição serão 130 designers de 30 países como Japão, Colômbia, Nigéria, Polônia, que mostrarão ao público as coleções de seus novos designers. 

O país com o grupo de maior destaque será escolhido por Sarah Mower, embaixadora no BFC e presidente do comitê NEWGEN, que seleciona novos talentos de design para a Semana de Moda de Londres. O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação, que acontece no dia 22. O grupo de criadores passará a compor um seleto painel de experts da indústria fashion. 

“Nosso objetivo nesta edição é apresentar os jovens talentos da moda brasileira que atuam no segmento de moda praia, um dos nichos de mercado que mais se destacam em termos de exportações no projeto Fashion Label Brasil. Queremos apresentar a criatividade, a inovação em corte e modelagem, o frescor e a pluralidade da moda praia do Brasil, além de reforçar o alto valor agregado e lifestyle das nossas criações”, comenta Isabel Fontoura, gestora de projetos do complexo moda na Apex-Brasil.

“Londres é uma capital de moda conhecida por lançar e divulgar novos talentos para jornalistas e formadores de opinião do mundo todo, que acompanham com atenção o IFS desde sua edição de lançamento em 2012”, afirma a gestora do convênio com a ABEST na Apex-Brasil, Isabel Tarrisse da Fontoura. 

“Esta será a segunda vez que o Brasil marcará presença no evento. Obtivemos um saldo muito positivo na exposição que realizamos em 2014 e neste ano não será diferente, pois acreditamos no potencial e no trabalho realizado pelas nossas grifes nacionais”, destaca Roberto Davidowicz, presidente da ABEST. 

Saiba um pouco mais sobre os participantes brasileiros no International Fashion Showcase: 

Lenny Niemeyer – Produz biquínis e maiôs, bolsas, sapatos, acessórios e uma coleção de roupas e malhas, que já representam 30% do faturamento. O gosto pela natureza presente em suas estampas é reflexo de sua carreira anterior como paisagista. A marca exporta para países da América Latina ao Oriente Médio, além de ter representações nos Estados Unidos, Europa e África, e está presente em locais como Portugal, França, Inglaterra, Estados Unidos, República Dominicana, Argentina, Venezuela, Canadá e Espanha. 

Virzi+ De Luca – Marcella Virzi, estilista conhecida pelas roupas artesanalmente sofisticadas e cheias de referências artísticas. Betina De Luca, ícone de estilo da nova geração. Duas amigas, uma paixão: bijoux. Da união dos sobrenomes surgiu a Virzi+De Luca, marca de acessórios que imprime nas peças de design um luxo cool que mistura a opulência do passado com o frescor da atualidade. 

Cecília Prado – Criada entre os rolos de fios da pequena fábrica de sua mãe, Yara Prado, Cecília ganhou gosto logo cedo pela moda. Após se formar em moda em São Paulo, a estilista voltou a sua cidade natal, Jacutinga, no sul do estado de Minas Gerais, para dar força à marca da mãe. Cecília tornou a marca homônima, aprimorou as técnicas, agregou informação de moda às coleções que passaram a ser semestrais, traçou novos rumos e objetivos. De lá pra cá, Cecilia Prado só cresceu e trouxe resultados positivos – se expandiu no mercado nacional, conquistou compradores internacionais, sendo encontrada nas melhores lojas de departamento internacionais. 

Fernando Cozendey – Carioca, formado em Design de Moda pelo SENAI/CETIQT, Fernando Cozendey, que já vinha experimentando o segmento beachwear, iniciou em 2011 sua marca homônima, desfilando dentro do projeto LAB da Casa de Criadores em SP. 

Sinesia Karol –  Sinesia Karol nasceu em Vitória, no Espírito Santo. Imersa em um mundo de processos de criação de todos os tipos, entre arte, música, arquitetuta e uma mãe que fazia a mão todas as roupas da família, o interesse de Karol pelo design foi inevitável. Após a sua escolaridade e mudança para Boston, Massachusetts, na idade adulta, a designer aprendeu que as mulheres e seus trajes de banho tinham uma cultura bastante diferente nos Estados Unidos em relação ao Brasil. Depois de se envolver filantropicamente nas comunidades de arte e de moda de Boston e do Brasil, ela percebeu uma demanda do mercado por uma linha de moda praia que atendesse a essas mulheres: algo com que elas se sintam confortáveis, mantendo-se na alta moda e na sofisticação. Karol decidiu lançar sua marca autoral, com foco tanto no design de luxo quanto na execução requintada do produto. 

Triya – Criada há pouco mais de três anos pelas sócias e amigas Isabela Frugiuele, Carla Franco e Bebel Fioravanti, tornou-se referência quando o assunto é beachwear. Os biquínis, maiôs, roupas e acessórios da marca expressam ideias e sonhos através de suas cores, formas, e estampas exclusivas. Referências diversas se transformam em inspiração para a criação das peças. Com modelagens diferenciadas e uma pesquisa de tecidos em busca de novos toques, o objetivo da marca é proporcionar novas sensações para suas clientes. As roupas e acessórios da marca são feitos para uma mulher chique e urbana, que não abre mão do conforto. 

SERVIÇO:

Mídias sociais

IFS2015

@British_Design – British Council’s Architecture Design Fashion department on Twitter & Instagram

@BFC British Fashion Council on Twitter

@LondonFashionWK #LFW – London Fashion Week

#AW15 – Autumn Winter collection 2015

Deixe um comentário

*