Cervejaria Walfänger e Gelato Borelli lançam sabor especial de sorvete à base de cerveja

Parceria harmonizou o estilo Weizen com Strudell de Banana ou Maçã, uma mistura clássica do quente com o gelado. Espaço promete proporcionar experiência diferenciada em meio ao melhor da cultura cervejeira.

A mistura clássica do quente com o gelado, fez surgir esta sobremesa.

A mistura clássica do quente com o gelado, fez surgir esta sobremesa.

A Cervejaria Walfänger e a Gelato Borelli, ambas de BORELLI (SP), acabam de desenvolver um sabor exclusivo de sorvete à base de cerveja. A novidade tem como principal ingrediente a cerveja Walfänger Weizen, de trigo. O sorvete também foi inserido na receita de Strudell de Banana ou de Maçã, uma das opções de sobremesas do cardápio da cervejaria.

Segundo Thiago Gui Pereira, sócio da Walfänger e também sommelier de cervejas, a ideia surgiu depois de uma visita ao Festival de Cervejas de Blumenau (SC), em 2014, onde conheceu o sorvete de cerveja. “A partir daí, entramos em contato com Eduardo Borelli, proprietário da Gelato Borelli, uma referência da cidade, e pedimos para ele desenvolver um sabor utilizando nossa Weizen, que é uma bebida refrescante”, conta.

O executivo explica que o Strudell, de origem austríaca, mas muito difundido e aperfeiçoado na Alemanha, consiste em uma massa, recheada com banana ou maçãs cortadas em quadrados, além de açúcar, canela, nozes, manteiga, uvas passas e rum. “E a partir desse último ingrediente, surgiu a iniciativa de colocar a cerveja para intensificar e harmonizar a degustação. A mistura clássica do quente com o gelado, fez surgir esta sobremesa. É muito bom poder inovar e lançar essa exclusividade que une o sorvete da Borelli e nossa cerveja, dois produtos de alta qualidade”, conclui.

A Walfänger segue a escola germânica que tem como base a Lei de Pureza Alemã (Reinheitsgebot), de 1516, na qual só é permitida a utilização de água, malte, lúpulo e levedura, na produção. Inicialmente, a cervejaria lançou três estilos de cerveja: Helles (cerveja leve e clara); Weizen (cerveja de trigo) e Doppel Bock (cerveja forte e escura).

Walfänger Helles – De cor dourada clara e refrescância surpreendente, o estilo Helles, originário de Munique, resulta numa cerveja de corpo médio, baixo amargor e sua ênfase é no caráter mais maltado. Esse estilo clássico da escola cervejeira alemã é de baixa fermentação, final um pouco seco, boa carbonatação e formação de espuma. Sua grande característica é ter um equilíbrio entre o sabor doce do malte e o amargor do lúpulo. Pratos leves e delicados serão ótimas companhias.

Walfänger Weizen – A cerveja de estilo Weizen, originária da região da Baviera, é de trigo e muito difundida no mundo. Possui cor amarelo pálido e aparência turva, pois não passa pelo processo de filtração. O trigo deixa a cerveja mais encorpada. No aroma, notas frutadas, como as de banana e de cravo, são características marcantes. Essa cerveja apresenta boa carbonatação e espuma generosa. O lúpulo é uma presença sutil que torna o amargor muito baixo e quase imperceptível. As leveduras têm um papel muito importante na Weizen que é de alta fermentação (família Ale). De sabor suave e macio, agrada facilmente a todos os paladares e harmoniza muito bem com diversos pratos da cozinha alemã.

Walfänger Doppel Bock – Criada por monges, em Munique, a cerveja de estilo Doppel Bock possui forte gosto de malte, doçura leve e seus atributos são ligados aos sabores mais tostados e frescos. Sua coloração é um âmbar profundo. Essa cerveja (família Lager) é encorpada e com elevado teor alcóolico. Quando harmonizada com carnes e pratos mais fortes, traz maior complexidade ao conjunto.

SERVIÇO:

Cervejaria Walfänger

Rua Carlos Ribeiro Souza, 115 – Bonfim Paulista – Ribeirão Preto – SP

A Walfänger funciona de quarta a sexta-feira, a partir das 18h e aos sábados a partir das 16h. Aos domingos, a partir das 12h, oferece almoço, com variedades exclusivas das cozinhas alemã e brasileira.

Site: www.walfanger.com.br

Comments are closed.