Cerca de 16 milhões de pessoas têm alergia a medicamentos

Reação alérgica é de difícil diagnóstico durante cirurgia. 

entre 14 e 16 milhões de pessoas

Os dados são preocupantes: entre 14 e 16 milhões de pessoas sofrem com o problema no Brasil

Embora não existam dados oficiais no Brasil, estima-se que a prevalência de alergia a medicamentos na população brasileira fique em torno de 7% a 8%, ou seja, entre 14 e 16 milhões de pessoas, e os anti-inflamatórios não-esteroidais são os maiores responsáveis pelas reações mais frequentes. Os antibióticos também aparecem, porém com menor prevalência. A reação mais grave é a Anafilaxia, que pode ocorrer durante os procedimentos com medicamentos anestésicos. 

O Dr. Luís Felipe Ensina, um dos palestrantes do WISC 2014 – Conferência Científica Internacional da WAO (World Allergy Organization), que acontecerá em conjunto com o XLI Congresso Anual da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), entre os dias 6 e 9 de dezembro, explica que durante uma cirurgia, a reação alérgica fica muito difícil de ser diagnosticada. “Principalmente quando não existem manifestações cutâneas. Por isso, o anestesista passa a ter um papel importantíssimo para nos auxiliar na investigação, por meio de um correto preenchimento da ficha anestésica, onde estão as informações sobre medicamentos utilizados, horário em que foram administrados e descrição da reação”, detalha o especialista.

A Anafilaxia Perioperatória pode se manifestar através de Urticária, Angioedema, Broncoespasmo e Hipotensão. No Brasil, o látex ainda é a causa mais importante deste tipo de reação. “Todos os pacientes que apresentam Anafilaxia Perioperatória devem ser investigados. Isso é importante porque previne reações futuras, além de permitir a utilização num procedimento subsequente daquelas drogas não envolvidas”, alerta o médico.  

SERVIÇO:

WISC 2014 – Conferência Científica Internacional da World Allergy Organization – WAO

XLI Congresso Anual da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) 

Data: de 06/12 a 09/12 

Local: SulAmérica Convention Center 

Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Centro – Rio de Janeiro – RJ 

Mais informações: http://www.worldallergy.org/wisc2014/registration/ 

Twitter: @asbai_alergia

Facebook: Asbai Alergia

Site: www.asbai.org.br

Deixe um comentário

*