Centro Europeu de Curitiba promove curso de Cuisine Santé

Escola curitibana lança especialização inédita no Brasil voltada para uma das principais vertentes da gastronomia mundial. 

Escola curitibana lança especialização inédita no Brasil voltada para uma das principais vertentes da gastronomia mundial.

Nos últimos anos, tem crescido consideravelmente o número de pessoas que buscam uma vida mais saudável por meio da alimentação, consumindo produtos de forma equilibrada e seguindo os princípios da sustentabilidade e da gastronomia responsável. Pensando nisso, o Centro Europeu, principal escola de gastrônoma do Brasil, acaba de lançar o inédito curso de especialização em Cuisine Santé (Cozinha Saúde), atividade que tem por objetivo o estudo de um vasto conteúdo relacionado às práticas da alimentação saudável, trabalhando com temas como cozinha funcional, cozinha orgânica, cozinha restritiva, comfort food e pães especiais. 

O curso Cozinha Santé, que terá duração de quatro meses, é fundamentado nos principais conceitos da culinária saudável e sustentável, capacitando os participantes a obter técnicas e conhecimentos que os tornarão profissionais diferenciados e sintonizados com as novas exigências do segmento da alimentação. A atividade é voltada para chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, estudantes de gastronomia e demais profissionais ligados ao segmento que pretendem adquirir conhecimentos teóricos e práticos nessa importante tendência da culinária mundial.  

O curso Cozinha Santé, que terá duração de quatro meses, é fundamentado nos principais conceitos da culinária saudável e sustentável.

O curso Cozinha Santé tem duração de quatro meses r é fundamentado nos principais conceitos da culinária saudável e sustentável.

Na grade curricular do curso de especialização em Cozinha Santé do Centro Europeu estão temas como: As Bases da Nutrição; Conhecimentos da Pirâmide alimentar; Higiene e Manipulação dos Alimentos; Cozinha Restritiva e Intolerâncias; Métodos de Cocção e Preservação dos Nutrientes; Cozinha de Origem & Comfort Food; Uso Integral dos Alimentos; Análise Sensorial dos Alimentos da cozinha funcional (Carboidratos, Fibras, Proteínas Vegetais e Animais, Antioxidantes, Radicais Livres, Estudo das Gorduras e Azeites, Ervas, Flores, Especiarias, Fitoterápicos, Conservantes, Adoçantes e Aditivos, Desintoxicantes, Alimentos Orgânicos, Alimento Transgênicos e Alimentos Hidropônicos); Super Alimentos (Biomassa, Sementes, Oleaginosas, Chia, Quinoa e goji berry); Cozinha Vegetariana; e Raw Food. 

VERRINE DE BRIGADEIRO DE CAFÉ COM BIOMASSA DE BANANA VERDE, COMPOTA DE AMORA E PISTACHE 

Receitas da chef Iracema Bertoco, professora do curso Cuisine Santé do Centro Europeu  

Rendimento: 4 pessoas

Tempo de preparo: 40minutos

Preço estimado: 18 reais

Dificuldade: média 

LEITE CONDENSADO DIET

Ingredientes:

  • 400g de leite em pó desnatado
  • 150 ml de água fervente
  • 10 g de sucralose
  • 60 g de manteiga

Preparo: 

Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar 

BRIGADEIRO 

Ingredientes:

  • 1 receita de leite condensado diet caseiro
  • 100g de biomassa de banana verde
  • 5 g de café solúvel
  • 50 g de cacau em pó
  • 100g de chocolate diet picado 

Preparo: 

Colocar os 5 primeiros ingredientes em uma panela e levar ao fogo brando mexendo sempre até atingir ponto de brigadeiro mole. Reservar. 

Compota de amora: 

Ingredientes:

  • 100g de amoras
  • 1 colher de sacralose granular

Preparo: 

Levar ao fogo baixo e deixar ferver por 5 minutos, mexendo sempre. Reservar 

CHANTILY DIET
  • 100g de creme de leite fresco (30% de gordura)
  • 1 colher (chá) de sucralose

Preparo: 

Bater o creme de leite em ponto de chantily e acrescentar a sucralose e misturar bem. 

Montagem: 

Em uma tacinha transparente ou panelinha de louça, colocar uma camada de pistache triturado, uma camada de brigadeiro, uma camada de amora, mais uma camada de brigadeiro e por último o chantily. Decorar com raspas de chocolate diet. 

RECEITA DE BIOMASSA 

Ingredientes: 

  • 2 bananas bem verdes
  • Água

Preparo: 

Lavar bem as bananas com esponja e detergente, cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida levar em uma panela de pressão com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Contar 5 minutos a partir do início da pressão da panela. Deixar o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separar as cascas das polpas e levar apenas as polpas bem quentes para processar até que fique uma massa homogênea. Para ajudar processar pode-se utilizar água desde que seja bem quente. Colocar em um recipiente plástico e armazenar na geladeira por uma semana. 

OBS.: Nunca utilizar a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino que escurece a massa.

SERVIÇO:

O curso de Cozinha Santé terá início no dia 29 de maio, com aulas nas sextas-feiras, das 8h30 às 11h45 e das 14h às 17h15. As atividades serão realizadas na Sede Gourmet do Centro Europeu (Alameda Princesa Izabel, 1.300 – Curitiba/PR). O curso conta com a chancela da Fundação Grupo Boticário, da Abrasel – PR e do movimento Slow Food. Participantes de outras cidades do país terão condições especiais no Hotel Escola Centro Europeu. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3324-6669

Deixe um comentário

*