Cardápio funcional ajuda a ter pique e saúde pré e pós-folia

Dieta funcional ajuda a trazer energia para curtir o Carnaval e também a recuperar os excessos.

Dieta funcional ajuda a trazer energia para curtir o Carnaval e também a recuperar os excessos.

A palavra Carnaval significa “festa da carne”. Afinal, antigamente esta celebração pagã marcava o início dos jejuns da Quaresma e era quando as pessoas podiam se fartar em alimentos gostosos e gordurosos. O tempo passou e quase mais ninguém jejua. Ainda assim, o Carnaval passou a ser um período de festas e de regalias. É quando o pessoal sai da dieta para poder curtir as mais variadas festas e badalações. Quem quer ter energia de sobra para aguentar esse ritmo intenso deve caprichar na alimentação, mas sem exagerar e comprometer a saúde. Lu Rocha, funcional chef do buffet Well Be, dá dicas do que fazer para seguir atrás do trio e aproveitar os bailes.

“Para aguentar todos os desfiles, micaretas e blocos é preciso garantir uma reserva de glicogênio no fígado. Assim, recomendo o consumo de carboidratos como macarrão integral com alguma dose de gordura – pode ser um molho à bolonhesa – para proteger o estômago no caso de ingestão de álcool”, propõe. As frutas são sempre bem-vindas, mas segundo Lu, são fontes rápidas de glicogênio: “ela entra no organismo e já é convertida em energia”.

As dietas malucas também estão proibidas. Segundo a Chef Funcional,  o ideal é retomar o cardápio comum na quarta-feira pré-carnavalesca para que o corpo não sinta tanto o choque dos excessos. “Nada de sair por aí de estômago vazio também! Coma e hidrate-se bastante”, recomenda. A tapioca, queridinha de quem está de dieta tem índice glicêmico alto. Por isso, deve ser consumida com alguma gordura boa, como a dos peixes de água fria (salmão, atum etc), azeite extra virgem e castanhas.

Depois do alalaô

Depois de curtir as festas é hora de recuperar o estrago. A primeira recomendação da empresária é simples: colocar o sono em dia.

A hidratação é o segundo passo para voltar à normalidade e deve-se evitar alimentos gordurosos para não sobrecarregar o sistema digestivo. “Um detox sem glúten e lactose ajuda a deixar o organismo em dia. A vitamina D do sol também ajuda a recuperar dos efeitos nocivos da ressaca”, indica.

Na Well Be, o cardápio detox é enviado diretamente pra casa do consumidor, sem que ele precise se preocupar com o preparo dos alimentos. A dieta tem duração de cinco dias e, no primeiro, é inteiramente líquida. “É preciso dar esse choque no corpo para que ele se limpe”, conclui Lu.

SERVIÇO:

Well Be

Fundada em 2007 pela personal trainer e Miss Fitness Lu Rocha, a Well Be, une nutrição e gastronomia. Pioneira em alimentação funcional, Lu Rocha conseguiu combinar saúde, sabor e funcionalidade entre os alimentos em pratos de dar água na boca. Especializada em cardápios para grandes eventos, a Well Be está nos principais eventos esportivos do Brasil, ao lado de grandes empresas e instituições financeiras como Santander, Vivo, Nextel, Mizuno, Iguatemi Fashion Run, entre outros. A Well Be também possui o serviço de dieta detox delivery e orientação nutricional. O objetivo da companhia é mostrar que alimentação saudável pode ser gostosa e pode estar presente em todos os momentos do dia, inclusive nas celebrações. Para saber mais, acesse www.wellbe.com.br

Deixe um comentário

*