C​omo encontrar os candidatos perfeitos para sua empresa?

As redes sociais são um ótimo auxílio para localizar bons profissionais. Confira cinco dicas importantes para passar com êxito sobre esse processo.

As redes sociais são um ótimo auxílio para localizar bons profissionais. Confira cinco dicas importantes para passar com êxito sobre esse processo.

A empresa cresceu, surgiram novos cargos, é época de fim de ano e a demanda aumentou, alguns colaboradores antigos estão de férias ou foram demitidos, alguns profissionais obtiveram uma promoção e é preciso outra pessoa para ocupar o cargo antigo, etc. São inúmeros os motivos que podem fazer com que uma empresa precise contratar novos funcionários – e esse período nem sempre é fácil, tanto para a instituição quanto para as pessoas que estão a procura de uma recolocação no mercado.

Porém, para passar por esse processo de forma mais rápida e efetiva, hoje já existem inúmeras ferramentas na hora de procurar um bom candidato – e na hora de concorrer a uma vaga de emprego. E, coincidentemente ou não, várias dessas ferramentas estão online. Segundo João Vitor Gasparetto, Gestor de Carreira e Master Coach da Outliers Careers, a tecnologia, em menos de dez anos, mudou definitivamente a vida de todos, e aqueles que trabalham no RH das empresas também sentiram esse baque. Uma das mudanças mais bruscas e importantes sentidas nesse curto período do tempo diz respeito às redes sociais, que possuem um papel cada vez mais importante na busca por novos talentos.

Uma boa opção tanto para candidatos quanto para as empresas na hora em que surgem novas vagas é apostar na internet. “Redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, por exemplo, permitem que as empresas localizem profissionais com o perfil que tanto desejam para integrarem seus times. No Facebook existem inúmeros grupos voltados para vagas de emprego – e sua empresa pode publicar nesses grupos o perfil do profissional que deseja – e o LinkedIn serve, entre outras inúmeras funções, como uma espécie de Currículo Online, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e também auxilia na hora de avaliar todo o histórico profissional da pessoa – quando o seu perfil for bem elaborado com todas as informações necessárias, é claro,” comenta Gasparetto.

A busca de profissionais com o auxílio das redes sociais só tende a crescer, e, quando a empresa não utiliza a internet a seu favor, ou quando o profissional não aproveita a web como uma vitrine do mercado de trabalho, eles tendem a ser deixados para trás – e superados por instituições e pessoas que já se adaptaram a esses novos meios.

Algumas orientações que Gasparetto oferece para que as empresas utilizem todo o potencial da internet na hora de encontrar bons profissionais são:

1. Divulgar as vagas da sua empresa de forma eficiente – destacando isso em sua fanpage, em bons grupos do Facebook e investindo no LinkedIn, por exemplo;

2. Deixar bem definidas as possíveis funções, atividades e responsabilidades que são requeridas para conquistar a vaga;

3. Fazer uma boa filtragem dos candidatos antes das entrevistas pessoais – utilizando a tecnologia nesse processo, afim de minimizar os custos e agilizar o processo, ou seja, vasculhando sobre o perfil do profissional em redes sociais e, caso haja maior interesse, fazendo uma entrevista prévia via webcam;

4. Manter um banco de dados atualizados para potenciais candidatos;

5. Sempre verificar as referências antes de contratar de forma efetiva um candidato.

​SERVIÇO:

Outliers Careers / João Vitor Gasparetto – Master Coach e Gestor de Carreira

Endereço: Av. Fagundes Filho, 77, Conj. 82/83/84, Monte Alegre/SP

Fone: (11) 2737-1724

Site: www.outlierscareers.com.br

e-mail: joao.vitor@outlierscareers.com.br

 

Deixe um comentário

*