Bruxismo pode causar perda de dentes

A dentista Márcia Casella, da Life Clínica, explica quais os sintomas e como o diagnóstico precoce ajuda a evitar danos maiores.
Se os desdobramentos podem ser graves, o tratamento, no entanto, é simples.

Se os desdobramentos podem ser graves, o tratamento, no entanto, é simples.

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou forte apertar dos dentes involuntário durante o sono. 

Esse hábito pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, também pode levar a problemas mais graves, que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM), os ossos e até mesmo a perda dos dentes.

“Se os desdobramentos podem ser graves, o tratamento, no entanto, é simples. Cada caso exige um tipo de tratamento específico, com base na gravidade dos danos causados aos dentes. Existem dispositivos feitos sob medidas para os pacientes utilizarem durante a noite. Eles se ajustam e protegem os dentes do ranger, mas não curam, são apenas uma boa maneira de lidar com o bruxismo. Além disso, também é possível avaliar a igualdade da mordida, ou seja, se os dentes não se ajustam devidamente, o que é possível corrigir com restaurações, coroas ou ortodontia”, explica a dentista Márcia Casella, da Life Clínica.

Outra dica, complementa Márcia, é encontrar meios de relaxamento ao longo do dia, como ouvir música, ler um livro, ou tomar um banho de banheira. Adicionalmente, aplicar uma toalhinha morna ou molhada ao lado da face também ajuda a relaxar os músculos doloridos devido à função exercida.

SERVIÇO:

MARCIAMárcia Casella (CRO: 86.217)

Márcia Casella é formada em Odontologia pela UNIP e é Especialista em Estomatologia e Medicina Oral pela São Leopoldo Mandi, além de possuir habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso. Márcia atua na área de ortodontia, estética e biópsia bucal.. Entre os diferenciais do seu trabalho está o atendimento altamente capacitado a pacientes que requerem cuidados especiais, como grávidas, diabéticos, cardiopatas  e hipertensos.

Visite o blog da Life Clínica: www.lifeclinicacampinas.wordpress.com

Acompanhe a Life Clínica no Facebook: https://www.facebook.com/lifeclinicacampinas

Comments are closed.