Brasileiros se rendem ao tomate sweet grape

A prova de que o tomate sweet grape tem encantado os brasileiros é o aumento da sua produção e venda.

A prova de que o tomate sweet grape tem encantado os brasileiros é o aumento da sua produção e venda.

Um dos principais alimentos da agricultura e da culinária mundial – o tomate – já é bem consumido pela população há muitos séculos. Sua inclusão no cardápio leva sabor à mesa e proporciona saúde a quem consome. Entre os mais de dez tipos de tomate com cores, tamanhos e propriedades diferentes, o mais novo é o sweet grape, conhecido como “tomate uva”, que leva esse nome por ter um formato parecido com o da fruta. 

De acordo com a Sakata, empresa de sementes que desenvolveu o alimento em 2010, o sweet grape tem características bem específicas: grau de brix (indicador do teor de açúcar) mínimo de 7, peso médio de 12 gramas por fruto e ausência de rachaduras ou contaminantes químicos no produto. 

A prova de que o tomate sweet grape tem encantado os brasileiros é o aumento da sua produção e venda. Em 2013, foram produzidos 2,3 mil toneladas do fruto, um aumento de 15% com relação ao ano anterior. Esse tipo de tomate já pode ser encontrado em mais de 500 estabelecimentos comerciais, entre redes de supermercados, sacolões e varejões. “Os tomates sweet grape são produzidos em estufa, por isso não sofrem com mudanças climáticas e podem ser encontrados em todas as estações do ano”, garante o coordenador de novos negócios da empresa, Márcio Jampani. 

Propriedades

Todo esse sucesso vem das suas propriedades. Pequeno, levemente adocicado e rico em nutrientes: licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres do organismo e evita danos às células; vitaminas A, B9 e C; do folato (ácido fólico) e potássio. Além de baixo valor calórico, pois cada 100 gramas do alimento contêm apenas 30 calorias. 

Em prol da saúde

Os antioxidantes presentes no sweet grape são eficazes para evitar alguns tipos de câncer: próstata, pulmão e trato intestinal. Suaspropriedades diuréticas ajudam a eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos. Além disso, melhoram a circulação do sangue e reduzem o risco de problemas cardiovasculares e também podem reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. 

Para toda a família

O tomate sweet grape não é somente indicado para adultos. As mulheres grávidas e as crianças podem consumir sem restrições. Ele é indicado para todas as faixas etárias. Pode ser interessante para crianças porque pode ser consumido como um lanchinho saudável durante o intervalo escolar. Por conta do seu conteúdo nutricional, também pode ser indicado a gestantes devido às grandes concentrações de folato, nutriente que auxilia na formação do tubo neural do feto. 

Investimento constante

A Sakata Seed Sudamérica Ltda., empresa de sementes de hortaliças e flores, é o braço de atuação da multinacional japonesa para a América do Sul com sede em Bragança Paulista, interior do estado de São Paulo. 

Ao longo de sua história, a Sakata vem se destacando pelo significativo investimento na criação e desenvolvimento de novos conceitos de cultivares de hortaliças e flores e na produção de sementes de alta qualidade genética e fisiológica. É reconhecida internacionalmente como empresa inovadora, tendo historicamente respondido pela criação e introdução de produtos inéditos em todo o mundo, inclusive no Brasil. 

Hoje, mais de 250 cultivares de hortaliças e 500 cultivares de flores levam a pesquisa, conhecimento e qualidade até o campo e à mesa do consumidor, através das parcerias firmadas com mais de 100 canais de distribuição espalhados pela América do Sul e do forte trabalho de desenvolvimento de novos mercados.

SERVIÇO:

Sakata

SAC: (11) 4034-8800

Site: www.sakata.com.br

Deixe um comentário

*