Bonito (MS) é eleito um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo

Lista elaborada pela Green Destinations avalia critérios como economia verde e bem estar social.

Lista elaborada pela Green Destinations avalia critérios como economia verde e bem estar social.

Por Gustavo Henrique Braga

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi reconhecida como um dos 100 destinos mais sustentáveis no mundo, em uma lista elaborado pela organização internacional Green Destinations. A seleção foi feita por 30 especialistas com base em seis critérios: natureza; meio ambiente; cultura e tradição; bem estar social; economia verde e política de turismo verde certificada, sendo esta última o critério de maior peso.

“A lista Global Top 100 é um reconhecimento aos destinos que trabalharam duro para fazer a diferença e levaram a sustentabilidade a sério”, diz o diretor da pesquisa, Albert Salman. A lista com a pontuação de cada um dos 100 escolhidos está publicada na página da Green Destinations.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages “o tema da sustentabilidade é absolutamente ligado à competitividade. O Brasil avançou muito nisso, e hoje temos práticas de gestão da eficiência energética, da água, de resíduos. Queremos tornar isso uma referência para o turismo brasileiro e um estímulo ao turismo consciente”.

A lista não oferece um ranking simples do primeiro ao centésimo colocado. Em vez disso, os destinos podem ser ranqueados de diferentes formas pelos internautas, dentro de quatro grandes grupos: África, Américas, Europa e Ásia-Pacífico.

Entre os investimentos do Ministério do Turismo em Bonito, está o repasse de R$ 4,8 milhões para obras de pavimentação e drenagem em área de grande impacto turístico. O montante total chega a R$ 39,4 milhões nos últimos 10 anos.

Deixe um comentário

*