Bombons, trufas e outras delícias com chocolate!

Harald sugere receitas práticas com produtos da marca para presentear ou incrementar a renda

Se você gosta de chocolate, quer dar um presente diferente ou ainda ganhar um dinheirinho extra preparando doces para vender, a Harald selecionou cinco receitas para testar a versatilidade desse alimento considerado “dos deuses”.

Tem Bombom de morango ou cereja, Trufas de doce de leite com café, de laranja e ainda com toque exótico de mel com gengibre, além de um delicioso Brownie com nozes e Alfajores recheados com doce de leite e chocolate.

Confira a seguir as sugestões da Harald com links com orientações técnicas sobre o preparo das receitas.

Bombom Gelado

BOMBOM GELADO

Ingredientes:

20 morangos pequenos lavados sem os cabos

3 colheres (sopa) de açúcar (36 g)

3 colheres de água (45 ml)

300 g de Brigadeiro Melken

3 colheres (sopa) de creme de leite (45 ml)

3 colheres (sopa) de rum (45 ml)

300 g de Cobertura Fracionada ao Leite Top derretida

Material:

Batedeira

Molde grande para bombons

Técnicas da receita:

Moldando bombons e trufas – http://www.harald.com.br/tecnicas/moldando-bombons-e-trufas/

Derretimento de chocolates e coberturas – http://www.harald.com.br/tecnicas/derretimento-de-chocolates-e-coberturas/

Preparo:

Coloque os morangos com o açúcar e a água em uma panela pequena. Cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos, ou até os morangos amolecerem levemente. Deixe esfriar. Enquanto isso, misture o Brigadeiro Melken com o creme de leite e o rum dentro da tigela da batedeira. Bata em velocidade alta por 3 minutos ou até o creme ficar mais claro e aerado. Passe o creme para uma manga de confeitar. Faça as casquinhas de um molde de bombom grande com o Top ao Leite derretido. Preencha metade da cavidade dos bombons com o creme de brigadeiro. Depois, coloque um morango dentro de cada cavidade e termine de rechear com o creme de brigadeiro. Feche o molde com o restante do Top ao Leite. Leve para a geladeira por cerca de 20 minutos ou até o molde ficar esbranquiçado. Desenforme os bombons, embale-os e guarde-os no congelador até o momento de consumo.

Tempo de preparo: 45 min

Rendimento: 20 bombons

Dica: Desde que bem embalados, os bombons podem ser armazenados no freezer ou na geladeira!

BROWNIE PRESENTE

Brownie para Presentear

Ingredientes:

200 g de Inovare Intenso picado

¾ xícara (chá) de manteiga sem sal (150 g)

1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)

½ xícara (chá) de nozes picadas (50 g)

1 colher (chá) de canela

1 pitada de sal

2 ovos

1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo (195 g)

1 colher (sopa) de rum

Material:

Forma retangular pequena (20 x 30 cm)

Preparo:

Corte o Inovare Intenso em pedaços, misture à manteiga e derreta, formando um creme liso e homogêneo. Junte então a farinha de trigo, as nozes, a canela e o sal. À parte, misture os ovos com o açúcar e o rum, acrescente a massa de chocolate e misture bem. Despeje na forma já untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos. Desenforme morno, corte em quadrados.

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 24 unidades

Dica: O brownie pode ser vendido em pequenas porções ou inteiro, para ser servido como sobremesa. Você pode embalar as porções em celofane ou assá-las em formas de alumínio.

BOMBOM CHERRY

Bombom Cherry

Ingredientes:

350g de Inovare Intenso

7 colheres (sopa) de Recheio e Cobertura Sabor Chocolate ao Leite Melken (150g)

50 cerejas em calda pequenas escorridas em uma peneira (200g)

Material:

Molde para bombons

Técnicas da receita:

Derretimento de chocolates e coberturas – http://www.harald.com.br/tecnicas/derretimento-de-chocolates-e-coberturas/

Tempera do chocolate – http://www.harald.com.br/tecnicas/tempera-do-chocolate/

Moldando bombons e trufas – http://www.harald.com.br/tecnicas/moldando-bombons-e-trufas/

Preparo:

Moldagem: Derreta e tempere o Inovare Intenso. Despeje-o já temperado em moldes fundos, próprios para bombons recheados, e dê algumas batidinhas para eliminar as bolhas de ar. Vire-os em seguida sobre o refratário, para escorrer o excesso e formar uma casquinha uniforme. Leve o molde à geladeira por alguns minutos para secar. Recheio: Coloque o Recheio e Cobertura Melken em um saco de confeitar e preencha a cavidade do molde com uma pequena porção, acomodando em seguida a cereja. O recheio irá intensificar o sabor de chocolate e dar mais cremosidade ao bombom, além de minimizar a passagem de umidade da cereja em calda para a casquinha de Inovare Intenso. Finalize com mais uma camada fina de Recheio e Cobertura Melken e cubra com o restante do Inovare Intenso, removendo o excesso com uma espátula. Leve novamente à geladeira por cerca de 20 minutos ou até que o molde fique opaco, indicando que os bombons podem ser desenformados. Acomode os bombons em forminhas dentro de uma caixa bonita para presentear ou vender.

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 50 bombons

Dica: Este bombom, desde que bem embalado, pode ser armazenado em geladeira ou até freezer! Lembre-se apenas de consumir imediatamente após retirar da refrigeração.

ALFAJOR TOP

Alfajor

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo (120g)

1 xícara (chá) de amido de milho (100g)

2 gemas

½ colher (chá) de essência de baunilha

Raspas da casca de limão

1 colher (sopa) de conhaque

200g de Cobertura Fracionada Branca Confeiteiro derretida

Recheio:

150g Recheio e Cobertura Melken

200g de doce de leite em pasta

Cobertura:

400g de Cobertura Fracionada ao Leite Top picada

Material:

Cortador (6 cm de diâmetro)

Mangas de confeiteiro

Técnicas da receita:

Banho – http://www.harald.com.br/tecnicas/banho/

Preparo:

Misture a farinha e o amido em uma tigela grande, abra uma cova no centro e adicione os demais ingredientes. Misture tudo com as mãos, pingando um pouco de água (cerca de 2 colheres de sopa) até dar o ponto de liga. Trabalhe a massa rapidamente com as mãos, assim você evita que ela endureça – ela deve ficar lisa e uniforme. Abra-a com um rolo, entre dois sacos plásticos, até atingir a espessura de 4 mm. Coloque-a sobre uma placa e leve-a para a geladeira por cerca de 20 minutos para endurecer levemente. Retire o saco plástico que está por cima da massa e corte-a utilizando o cortador. Passe a massa cortada para uma assadeira untada e enfarinhada. Repita o processo até toda a massa acabar. Asse em forno médio previamente aquecido (180°C), por cerca de 8 minutos ou até que os biscoitinhos comecem a dourar levemente nas bordas. Retire-os do forno e deixe esfriar completamente. Coloque cada um dos recheios dentro de mangas de confeitar separadas. Pegue um biscoitinho e faça um anel em toda a lateral com o recheio de chocolate, preenchendo a parte central com o doce de leite. Cubra com outro biscoitinho e feche. Derreta e banhe os alfajores no Top Ao Leite e leve-os para a geladeira por 10 minutos para secar. Retire-os do papel manteiga e embale-os individualmente.

Tempo de preparo: 1h30

Rendimento: 20 unidades

Dica: Variação: substitua o Top ao Leite pelo Top Branco para fazer alfajores na versão clara. Você pode também substituir o doce de leite pela Paçoquinha Cremosa Melken.

TRIO DE TRUFAS

Trio de Trufas

Ingredientes:

Ganache:

350g de Chocolate Blend Melken picado

½ xícara (chá) de creme de leite (100g)

Trufa de doce de leite com café:

1 colher (sopa) de café solúvel (4g)

1 colher (chá) de doce de leite (65g)

Trufa de laranja:

1 colher (chá) de raspas de laranja

2 colheres (chá) de licor de laranja (10ml)

Trufa de mel com gengibre:

1 colher (chá) de gengibre ralado (3g)

1 colher (sopa) de mel (20g)

Finalização:

250g de Chocolate Blend Melken picado

15 grãos de café

50g de Chocolate Branco Melken picado

100g de Chocolate Meio Amargo Melken picado

2 colheres (sopa) de laranja cristalizada picada

Técnicas da receita:

Derretimento de chocolates e coberturas – http://www.harald.com.br/tecnicas/derretimento-de-chocolates-e-coberturas/

Fazendo ganaches – http://www.harald.com.br/tecnicas/fazendo-ganaches/

Tempera do chocolate – http://www.harald.com.br/tecnicas/tempera-do-chocolate/

Preparo:

Ganache: derreta o chocolate junto com o creme de leite, mexendo a cada 30 segundos até formar um creme consistente e brilhante. Em seguida, divida a ganache em três partes iguais, colocando cada uma em uma tigela. Elas serão a base para os três sabores. Trufa de doce de leite com café: dissolva o café solúvel no leite e despeje-o sobre uma das tigelas com ganache. Adicione o doce de leite e misture bem, até formar um creme liso. Trufa de laranja: misture as raspas no licor de laranja, adicione esse líquido na segunda tigela com ganache e misture bem até formar um creme homogêneo. Trufa de mel com gengibre: misture o gengibre no mel, acrescente na última tigela com ganache e misture bem até ficar homogêneo. Leve as três ganaches saborizadas para a geladeira e deixe por pelo menos 3 horas para dar o ponto de modelar. Pegue porções de cada sabor de trufa com o auxílio de uma colher de chá e modele-as com as mãos, formando bolinhas de aproximadamente 15 g cada. Reserve separadamente para não se confundir. Derreta e tempere o Chocolate Blend. Para banhar, coloque um pouco do chocolate já temperado na mão e boleie as trufas de café e de gengibre até formar uma casquinha fina de chocolate. Passe-as para uma placa coberta com papel-manteiga e leve à geladeira por 5 a 10 minutos, o suficiente apenas para o chocolate secar. Retire e repita a operação de banho para a casquinha das trufas ficar mais consistente e resistente. Nas trufas de café, coloque um grão de café na superfície ainda molhada de chocolate das trufas. Para as de gengibre, derreta e tempere o chocolate branco. Coloque-o dentro de um cone de papel-manteiga, corte seu bico e faça arabescos sobre as trufas. Leve para a geladeira para secar por 5 a 10 minutos. Para as trufas de laranja, derreta e tempere o chocolate meio amargo. Banhe as trufas com a mesma técnica descrita anteriormente. Faça a decoração colocando um pedaço de laranja cristalizada sobre a superfície ainda molhada das trufas e leve para a geladeira para secar por cerca de 10 minutos.

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 30 bombons

Dica: monte a caixinha de presente alternando colunas de cada tipo de bombom.

#Harald

Deixe um comentário