Bixiga 70 e Ava Rocha são atrações da festa de encerramento da 9ª edição do Mês da Cultura Independente

Para fechar os eventos gratuitos realizados durante todo o mês de setembro, festa de encerramento será realizada no próximo domingo, 27, e terá shows de artistas nacionais e internacionais, além de projetos de coletivos que promovem experiências para o público.

O Bixiga 70 exibirá na festa o melhor do afrobeat. (Foto: Nicole Heiniger)

O Bixiga 70 exibirá na festa o melhor do afrobeat. (Foto: Nicole Heiniger)

Uma grande festa com shows nacionais e internacionais, DJs e até karaokê, acontece neste domingo, 27, a partir das 14h, e marca o encerramento da 9ª edição do Mês da Cultura Independente, projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e que para este evento tem apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. As atrações serão espalhadas pelos coretos (Central e Pinacoteca) e espaços do Parque da Luz (Praça da Luz – Bom Retiro).

Entre os artistas que se apresentam no coreto central estão: a cantora Erica Alves, com um projeto de música eletrônica orgânica; Ava Rocha, uma das principais representantes do avant-MPB e atual destaque da cena nacional; Bixiga 70, exibindo o melhor do afrobeat; Espetacular Charanga do França, projeto do saxofonista Thiago França; além da banda colombiana La MiniTk del Miedo, que se auto intitula como uma “cúmbia gótica”, e os australianos do The Bird.

Para o coreto na Pinacoteca, a programação inclui o produtor americano Victor Rice, tocando sonoridades jamaicanas e ska; o DJ e produtor curitibano Grassmass, que contará com a participação especial de Gustávo Cék para a criação de um som que mistura ritmos africanos; o rocker Retrigger, que mistura instrumentos eletrônicos e promete um show diferente com influências de funk, punk, samba e rockabilly; e a cantora Erica Alves, com seu pop lo-fi.

Além dos shows, outros projetos reservam experiências recreativas ao público, como Karaokê na Praça, idealizado pelos coletivos GOMA e AmpliMachine, que colocará em prática sua ideia de utilização de espaços públicos, e farão todos cantarem e dançarem livremente; o Jardim das Descoisas, com músicas infantis para crianças e adultos que apresenta também DJ set de Claudia Assef, jornalista e idealizadora da festa Disco Baby, e da rapper mirim MC Soffia; e o Coletivo Laço,que montará a famosa gruta com instalações visuais e muita música eletrônica experimental.

Paralelamente a essa festa, acontece o SP Sunset, no Parque da Luz, das 14h às 19h, um festival que recebe versões jazzísticas de clássicos do eletrônico sob o comando do DJ Tahira e convidados.

O projeto Hub Livre também estará presente e fará uma cobertura online com transmissão ao vivo do evento por meio da Bike Rádio TV, entrevistando artistas e público. Será possível acompanhar pelo link www.hublivre.org

PROGRAMAÇÃO:

Coreto Central

Ava Rocha

14h – A Espetacular Charanga Do França
15h30 – Bixiga 70
17h – Ava Rocha
18h30 – The Bird (Austrália)
20h – La Minitik Del Miedo (colômbia)

Coreto Pinacoteca 

15h – Victor Rice
16h30 – Grassmass feat. Gustávo Cék (Bixiga 70) 
18h – Retrigger
19h30 – Erica Alves

Parque da Luz – SP Sunset

14h00 – DJ Tahira
16h00 – Jazz Ao Pôr do Sol
19h00 – Felipe Portes + André Uzum

MCI – Mês da Cultura Independente

O MCI, criado originalmente no Centro Cultural da Juventude (CCJ), em 2007, é um festival de artes que abrange todas as áreas culturais: literatura, música, cinema, mobilidade, dança, teatro, intervenções e oficinas. 

Durante todo o mês de setembro, foram realizados 162 eventos distribuídos em 72 espaços da cidade e gratuitos, como o Cinetério, com exibição de clássicos do cinema, e o Glicério pela Vida, com o show da angolana Titica, símbolo do kuduro na Angola e que já viajou em turnê por Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. O cinema também foi destaque da edição, com a Mostra de Cinema Independente, que apresentou mais de 20 filmes exibidos em espaços como o Cine Olido, no Centro Cultural São Paulo, na Biblioteca Viriato Corrêa (Vila Mariana) e no Mirante 9 de Julho. A questão da mobilidade também foi abordada com o Bike Tour SP Especial MCI, com passeios gratuitos de bicicleta visitando os principais pontos turísticos de São Paulo. A novidade este ano foi o Música nas Alturas, com concertos de música a céu aberto no topo do Edifício Martinelli, que trouxe da cidade de Recife o prodígio Vitor Araújo; da Inglaterra, Trevor Watts e Veryan Weston; Lars Greve, da Dinamarca; e Jozef Van Wissem, da Holanda.

Comments are closed.