Atech demonstra funcionalidades de sistemas durante Connected Smart Cities

Arkhe Governance integra sensores, mapas, dados, sistemas, rastreamento, comunicação segura e dispositivos IoT para que agentes públicos tenham acesso à informação precisa.

A Atech, empresa do Grupo Embraer, participa da 3ª edição do Connected Smart Cities, que acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação), em São Paulo (SP). Durante o evento, a Atech apresentará o Arkhe Governance, com soluções para a governança e gestão integrada e em tempo real das cidades.

O Connected Smart Cities busca promover debates sobre o desenvolvimento das cidades brasileiras com foco em sustentabilidade, mobilidade e cidades conectadas, participativas e engajadas. Nesse contexto, a Atech fará demonstrações do Arkhe Governance, que permite a integração de diferentes secretarias e órgão públicos de uma cidade, com uma comunicação segura e em tempo real.

Durante o evento, será possível ver um sistema real em operação, projetando em uma tela as funcionalidades do Arkhe Governance. Os visitantes poderão ver em um mapa georrefenciado imagens e vídeos em tempo real de ocorrências registradas pelo sistema. Também serão apresentadas informações de mobilidade e até mesmo processos de reconhecimento facial. O usuário poderá ainda navegar pelo sistema para conhecer todas as funcionalidades.

“Com o uso de smartphones poderemos fazer o reconhecimento facial de uma pessoa, identificar sua localização em um mapa e obter demais informações sobre a ocorrência. Por meio do nosso aplicativo StreetGo, que está disponível nas lojas virtuais, as pessoas também podem registrar ocorrências, como por exemplo, um acidente de trânsito, inserindo fotos e dados de localização e até mesmo compartilhar a situação nas redes sociais”, comenta o gerente de Vendas da Atech, Cláudio Trapaga Nascimento.

O Arkhe Governance é uma solução baseada na integração dos sistemas legados, bancos de dados locais e remotos, dispositivos móveis e sensores, bem como comunicação segura das informações para acompanhamento em tempo real de eventos, ocorrências e alertas, rastreamento e dispositivos de IoT (Internet of Things). É projetado para concentrar, em um único mapa, todas as informações de interesse, garantindo uma visão ampla e precisa da situação. O sistema foi projetado para ser implantado em Centros de Operações e em ambientes móveis, possibilitando que cada agente público envolvido nas ações de rotina ou de emergência tenha capacidade de atuar com um sensor, disponibilizando vídeos, imagens, coordenadas e informações com elevado grau de confiabilidade.

O sistema modular pode ser implantado em áreas específicas da cidade, como saúde, trânsito, defesa civil, entre outras e o módulo Big Data Analytics realiza a fusão, correlação e análise de dados segundo regras parametrizáveis, garantindo uma gestão eficiente e eficaz da cidade, com alto nível de colaboração entre os diferentes protagonistas: órgãos públicos, gestores públicos e cidadãos.

Painel

A Atech também participa do Painel “Segurança digital: o equilíbrio entre a privacidade, governança e os benefícios do Big Data”, que acontece no dia 22, a partir das 16h30, no Palco Lapa. Nesse painel, o gerente de Vendas da empresa, Cláudio Trapaga Nascimento falará sobre os desafios e oportunidades na governança das Cidades Inteligentes com foco na melhoria da qualidade dos serviços públicos e segurança digital. “Segurança é um dos fatores importantes na gestão de cidades, pois deve garantir a privacidade dos dados da administração pública e do próprio cidadão”, afirma Nascimento.

Segundo ele, uma cidade inteligente é conectada, integrada e colaborativa. Neste contexto, disponibilizar uma infraestrutura que permita a conexão de diferentes sensores é primordial. A integração de grandes volumes de dados impõe a necessidade do uso de soluções de Big Data e a soma desses fatores a políticas públicas que suportem a colaboração entre governo e cidadão resulta em uma gestão inclusiva.

“Hoje, dada a grande quantidade de dados disponíveis nas cidades, o uso de ferramentas de Big Data é necessário para que seja possível processar e analisar todos os dados, transformando-os em informações que agregam valor ao processo de tomada de decisão”, destaca Nascimento.

O painel contará ainda com a participação de João Thiago Poço, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft Brasil e com a mediação de Fábio Henrique Cabrini, doutorando e mestre em Engenharia Elétrica nas áreas de “Segurança em Smart Cities” e “Wireless Sensor Network” da Poli/USP.

A Atech 

Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech (www.atech.com.br) sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, sistemas de comando e controle, segurança cibernética, sistemas de instrumentação e controle, sistemas embarcados, simuladores e logística. A empresa é responsável pelo desenvolvimento e modernização de todo o sistema para o gerenciamento e defesa do espaço aéreo brasileiro. Pela sua atuação, a companhia é reconhecida e foi certificada como Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa do Brasil.

HASHTAGS: #Atech | #GrupoEmbraer |#ConnectedSmartCities |#ArkheGovernance |#CentrodeConvencoesFreiCaneca

Deixe um comentário

*