Artistas de todo o mundo enriquecem o palco em Paris para o 4o Dia Internacional do Jazz anual

Eventos em mais de 190 países.
Celebrating International Jazz Day 2015 in Paris, France, are (left to right): Femi Kuti, Herbie Hancock, Annie Lennox, James Genus, Al Jarreau and Dee Dee Bridgewater. (PRNewsFoto/Thelonious Monk Institute of Jaz)

Celebração do Dia Internacional do Jazz em Paris: das es. para a dir., Femi Kuti, Herbie Hancock, Annie Lennox, James Genus, Al Jarreau and Dee Dee Bridgewater. (PRNewsFoto/Thelonious Monk Institute of Jaz)

Em uma série sem precedentes de eventos em todo o mundo em 30 de abril, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e o Thelonious Monk Institute of Jazz uniram-se para celebrar e reconhecer o jazz como um veículo para a liberdade de expressão e o diálogo entre as culturas.

Com eventos que ocorrem em mais de 190 países ao redor do mundo, o Dia Internacional do Jazz 2015 culminou com um All-Star Global Concert na sede da UNESCO em Paris, que contou com as performances estelares de Annie Lennox, Herbie Hancock, Marcus Miller, Dee Dee Bridgewater, Wayne Shorter, Dianne Reeves, Al Jarreau, Femi Kuti, Hugh Masekela, Gregoire Maret, Claudio Roditi, Terri Lyne Carrington, Lee Ritenour, Ben Williams, John Beasley (diretor musical) e muitos outros. O concerto, que contou com a fala do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, foi um dos principais destaques da celebração do aniversário de 70 anos da UNESCO. 

Ao final do concerto, Herbie Hancock e a secretária de Estado Adjunto dos Estados Unidos Heather Higginbottom, compartilharam com o mundo: “Por favor, juntem-se a nós no próximo dia 30 de abril para a 5a edição anual do Dia Internacional do Jazz. Estamos honrados em anunciar que o presidente Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama serão os anfitriões do All-Star Global Concert do Dia Internacional do Jazz do próximo ano na Casa Branca, em Washington, DC.” 

Dia Internacional do Jazz

Celebrado todos os anos em 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz foi adotado pelos Estados-Membros da UNESCO sobre a iniciativa do Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock, a fim de destacar o jazz e o seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do mundo. O Dia Internacional do Jazz é reconhecido nos calendários oficiais da UNESCO e das Nações Unidas. 

Em reconhecimento ao 4o Dia Internacional do Jazz anual, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, declarou: “Em tempos de mudança e incerteza, precisamos do espírito de jazz mais do que nunca, para unir as pessoas, nutrir a liberdade e o diálogo e criar novas pontes de respeito e compreensão para maior tolerância e cooperação.” 

O Dia Internacional do Jazz 2015 começou em Paris, a Cidade Global Anfitriã deste ano, com uma série de um dia inteiro de 55 programas de educação e sensibilização da comunidade do jazz seguida de 30 concertos à noite. Além dos eventos que se realizam em Paris, milhares de eventos foram realizados em todo o mundo em todos os sete continentes. Desde a Antártida, Costa do Marfim e Romênia até o Afeganistão, Colômbia e Nova Zelândia, uma surpreendente gama de programas com foco no jazz teve lugar em clubes, restaurantes, hotéis, centros comunitários, escolas, bibliotecas, casas de espetáculos e outros locais. A lista completa dos eventos registrados em todo o mundo está disponível em www.jazzday.com. 

Seguindo o concerto global, uma recepção pós-concerto para os artistas foi organizada pela Fondation Louis Vuitton, onde Herbie Hancock homenageou os convidados com uma performance solo especial. 

O transporte aéreo é oferecido pela United, a Companhia Aérea Oficial do Dia Internacional do Jazz 2015.

SERVIÇO: 

Para obter informações sobre o Dia Internacional do Jazz, visite: www.unesco.org/days/jazzday e www.jazzday.com.

Deixe um comentário

*