Antioxidantes: quais os benefícios?

Nutricionista do Mundo Verde explica por que as dietas incluem antioxidantes e combatem radicais livres.

Esses alimentos combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo.

Esses alimentos combatem os radicais livres, que são produzidos naturalmente e afetam negativamente o organismo.

Certamente você já ouviu falar, pelo menos uma vez, em alimentos antioxidantes e como eles são capazes de combater os radicais livres, certo? Mas será que você sabe dizer como agem, para que servem e quais os benefícios para o nosso organismo?

Segundo a coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais, antioxidantes são nutrientes e compostos naturais que exercem no nosso corpo a ação de neutralizar os radicais livres, que naturalmente produzimos durante os nossos processos metabólicos.

“Várias pesquisas comprovam que o acúmulo de radicais livres é responsável por acelerar o processo de envelhecimento e o aparecimento de várias doenças degenerativas”, alerta. Nesse sentido, a especialista ressalta que os alimentos antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde. “Esses alimentos combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras”, complementa.

O que cada um tem a oferecer

Estudos recentes ainda demonstram os benefícios dos antioxidantes na prevenção e tratamento de diversas doenças, entre elas: as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento, como  catarata e doença de Alzheimer. Abaixo, confira os principais alimentos antioxidantes:

1- Cacau – presente em grandes quantidades no chocolate amargo, é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.

2- Cenoura – fonte de betacaroteno , atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.

3- Chá verde preparado por meio da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.

4- Cúrcuma – Fonte de curcumina, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.

5- Frutas cítricas – como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C, que atua no retardo do envelhecimento precoce.

6- Linhaça – fonte de ômega 3, que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.

7- Oleaginosas – fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.

8- Óleo de coco –  rico em vitamina E, atua na diminuição do processo de envelhecimento das células e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.

9- Suco de uva integral – fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva, atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

10- Tomate – fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A, seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.

SERVIÇO:

O Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje possui, aproximadamente, 350 lojas no Brasil. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800-022 25 28. Site: www.mundoverde.com.br

Comments are closed.