Alimente-se bem para aproveitar o Carnaval

Nutricionista dá dicas para curtir a folia com saúde e energia. 

Nutricionista dá dicas para curtir a folia com saúde e energia.

Para manter o pique e aproveitar o Carnaval, é preciso ficar atento à alimentação e não se esquecer de consumir alimentos à base de carboidrato – a nossa principal fonte de energia. Presente em massas, pães, biscoitos, batata entre outros alimentos, o carboidrato garante o funcionamento do metabolismo de forma eficiente e sua falta resulta em cansaço, fadiga muscular, alteração do sono, câimbras e perda de massa muscular.

Siga as dicas da nutricionista Beatriz Botéquio, consultora da ABIMAPI – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados para garantir disposição para os quatro dias de folia.

A primeira delas é não sair de casa para pular Carnaval em jejum. Segundo a nutricionista, a falta de alimentação pode provocar fraquezas e até desmaios. É importante realizar refeições saudáveis, com todos os grupos dos alimentos distribuídos de forma adequada ao longo do dia – café da manhã, almoço e jantar sem se esquecer dos lanches intermediários. “Um prato rápido de fazer e gostoso é o macarrão ao sugo. Ele é bem nutritivo e se consumido antes da festa da energia suficiente até amanhecer. Outra opção são os sanduíches com pães integrais, ou biscoitos desta mesma linha, que dão mais saciedade e, aliados a alguma proteína como atum ou queijo branco, formam uma refeição completa”, explica.

Vale lembrar também que fevereiro é uma época de altas temperaturas, portanto é preciso beber muita água, em torno de 8 a 10 copos. Sucos naturais, frutas, verduras e legumes também contribuem para evitar a desidratação.

Para aproveitar bem o Carnaval, vale a pena evitar as frituras, moderar na bebida alcoólica, e trocar o sorvete de massa por picolé de frutas. Beatriz também alerta em relação à qualidade dos alimentos vendidos por ambulantes: “os produtos que compramos na rua nem sempre são bem armazenados e manipulados, assim ficam vulneráveis a contaminação por bactérias. Uma boa opção é levar lanches de casa, como: biscoitos salgados ou doces e sanduíches, sempre tomando cuidado para mantê-los bem armazenados”.

Como sugestões de lanches rápidos, práticos e nutritivos, Beatriz Botéquio ensina duas receitas. Experimente:

SANDUÍCHE HEALTH GOURMET

Ingredientes:

2 fatias de pão integral

½ nó de muçarela de búfala

2 fatias de abobrinha grelhada

2 fatias de berinjela grelhada

4 unidades de tomate seco

2 folhas de rúcula

1 colher (sopa) de cream cheese light

1 colher (sopa) rasa de molho de mostarda

Modo de preparo:

 Arrumar as camadas: berinjela, abobrinha, muçarela de búfala, tomate.

Rendimento: 1 porção

SANDUÍCHE DE PEITO DE PERU

Ingredientes

2 fatias de pão integral

3 fatias de peito de peru

2 fatias de queijo minas

2 folhas de alface

2 fatias de tomate

1 colher (sopa) de requeijão light

Modo de preparo

Montar o sanduíche com os ingredientes.

Rendimento: 1 porção 

SANDUÍCHE CHICKEN LIGHT

Ingredientes

1 filé de frango pequeno

2 fatias de pão integral

3 folhas de rúcula

1 pegador de cenoura ralada

1 colher (sopa) de molho de mostarda

1 colher (sopa) de cream cheese light

Modo de preparo

Grelhar o pão e o frango. Cortar o frango em tiras transversais.

Montar o sanduíche acrescentando os outros ingredientes.

Rendimento: 1 porção

Deixe um comentário

*