Acabe com a vontade de comer doce

Por Fê Gonçalves*

 não existe milagre, mas sim determinação e muita força de vontade de querer mudar os seus hábitos.

Não existe milagre, mas sim determinação e muita força de vontade de querer mudar os seus hábitos.

Falarei de um super milagre para acabar de vez com aquela vontade ∼ que vem do nada ∼ de comer um doce. Aquela que surge quando você está trabalhando, assistindo um filme, ou até mesmo depois das refeições com as sobremesas. Brincadeira, gente, não existe milagre, mas sim determinação e muita força de vontade de querer mudar os seus hábitos.

Muitas pessoas se assustam quando digo que não como doce e não sinto mais vontade de comer algo açucarado. Acredite, isso é motivo de espanto e tema de conversa de qualquer evento, mas realmente mudei e hoje isso não é mais tão essencial para mim. Mas já foi um dia, nem sempre fui assim, comia bem mais que outras pessoas e parecia uma formiga louca por ai.

Quando coloquei na minha cabeça que ia fazer essa mudança para a vida – e não em um curto período só para emagrecer e continuar a viver o efeito sanfona – sabia que teria que mudar a chave, que essa mudança teria que ser na minha cabeça. Não foi fácil, quanto parece, tive que lutar contra as minhas vontades e ser forte, mas me proporcionou um grande aprendizado. A lição que ficou é: eu posso controlar essas vontades doidas, sou mais forte do que elas. Todos nós somos, mas tem que querer, sabe. Tem que tirar do foco, dar atenção e valorizar outras coisas.

Fazer substituições inteligentes também funcionam, ou seja, trocar um alimento por outro e que vai ajudar você a não se entupir de tanto açúcar e gordura. Acredite, dá para ser feliz sem essas coisas! As pessoas acham que não, mas dá. Comer doce proporciona um alívio passageiro, mas logo o cérebro desperta e a vontade volta. É como um vício, difícil de lidar e resistir.

Além da determinação existem algumas práticas que ajudam a aliviar a vontade e que fui aprendendo com o tempo.

♥ Bom senso

Não é preciso deixar de comer doce o resto da vida, dá para eleger ocasiões especiais, que realmente valem a pena. No meu caso  deixei de comer mesmo, pois não sinto tanto desejo como antes. Passou! O ideal é ter bom senso, comer um bombom, por exemplo, e não a caixa inteira. Satisfazer e matar a vontade com um pedaço, esse também é um desafio, já que depois que começa a comer fica difícil parar, não é? O pensamento que coloquei em prática muitas vezes foi: estas calorias valem a pena mesmo? É um doce muito bom, aquela coisa que não aparece sempre ou é algo vazio, que nem é tão bom, mas só porque está ali de bobeira comerei, então?

♥ Hidrate-se

Não é novidade que ingerir bastante líquido, como água, chás, sucos naturais, água de coco {não vale refrigerante} é importante e essencial para quem está ou não na fase de dieta para perder peso. A desidratação nos leva a confundir a fome {e a vontade de comer doce} com a sede, então tenha sempre uma garrafinha de água aonde for.

♥ Alimentação

Não se esqueça de todos os dias tomar um café da manhã nutritivo e saudável. Opte por alimentos ricos em fibras, já que eles têm o efeito de estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a vontade do doce. As fibras proporcionam saciedade e reduzem a velocidade de absorção da glicose no organismo. Prefira cereais, pães, massas integrais, legumes e frutas ao longo do dia. E não fique muitas horas sem comer, faça lanchinhos entre as refeições, de preferência de três em três horas. As frutas secas são boas aliadas, queijo Polenguinho light também.

♥ Exercício físico

Além de queimar calorias, proporciona bem-estar, saúde, alivia o stress, acelera o metabolismo e ajuda a diminuir a vontade de comer doce. Quer mais motivos para começar a se mexer hoje mesmo? Enfrente a preguiça de frente e vai… 

sss

Fê Gonçalves é autora do blog “A Melhor Escolha”.

♥ Busque uma distração

Sentiu que está batendo aquela vontade de devorar doce? Pare, respire e distraia-se, vai fazer outras coisas e concentre-se para tirar a ideia da cabeça. Normalmente essa vontade dura até uns 20 minutos, logo mantenha-se ocupado quando isso acontecer. E se a vontade for incontrolável coma uma fruta, tome um suco, esquente no microondas uma banana com canela salpicada. Pesquise alimentos que sejam naturalmente docinhos, troque por um cookie integral sem açúcar, existem tantas possibilidades para fazer uma troca inteligente, basta querer.

O legal é que isso funciona também como um processo de autoconhecimento, pois você acaba entendendo com o tempo de onde vem essa vontade e aprende a lidar com ela. Mais uma vez repito, não é fácil e não acontece da noite para o dia, estou compartilhando a minha experiência para mostrar que é possível. Quem estiver a fim de mudar vale a pena!

E, claro, consulte sempre um médico ou nutricionista para entender as suas necessidades e que tipo de alimento é mais adequado para você.

*Fê Gonçalves, autora do blog “A Melhor Escolha” ((http://blogamelhorescolha.com), é friorenta, disciplinada, vaidosa, adora moda, maquiagens, cosméticos, comidinhas saudáveis e academia. Super adepta à busca pela qualidade de vida, com a prática de hábitos mais saudáveis.

Deixe um comentário

*