A importância da água e de alguns alimentos para a cicatrização

Uma das coisas mais importantes que o cirurgião plástico Dr. Juliano Souto orienta nos pós operatório das minhas pacientes é a importância da boa hidratação e alimentação para a recuperação do corpo e para uma boa cicatrização.

Após uma cirurgia o corpo como um todo entende que sofreu uma agressão e dispara vários mecanismo para sua defesa mudando assim todo seu metabolismo. Uma das formas para uma boa recuperação é manter o corpo hidratado, com ingestão de 2 a 3 litros de água por dia.

A água é um dos principais elementos necessários para nossas reações enzimáticas e manter nosso metabolismo. Além de ser umas das precauções para evitar eventos tromboembolicos. Faz os rins funcionarem adequadamente excretando os metabólitos tóxicos.

E quais são os principais alimentos no pós operatório?
De forma geral a alimentação deve ser baseada em proteínas de alto valor biológico como carnes, frango, peixes e ovos. Muito importante os bons carboidratos de baixos índices glicêmicos para dar a energia necessária para a recuperação. E gorduras boas com alto teor do bom colesterol. Vitaminas como a vitamina C é muito importante para a formação do colágeno e uma boa cicatrização. Por isso é contra indicado fazer dietas restritivas nos primeiros 30 dias de pós cirurgia sem orientação adequada.

Sobre: Dr. Juliano Souto Ferreira:

Cirurgião plástico CRM SP 116386
Formado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), fez residência de cirurgia geral no Hospital Prof. Dr. Alipio Correa Neto e de cirurgia plástica no Hospital dos Defeitos da Face, onde permanece até hoje como preceptor no serviço de residência de cirurgia plástica. É membro especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

#JulianoSoutoFerreira #Unoeste #HospitaldosDefeitosdaFace #SociedadeBrasileiradeCirurgiaPlastica

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*