A gastronomia japonesa e sua influência na vida dos brasileiros

Muito mais do que uma opção saudável, a comida japonesa chega às mesas carregada de simbolismo e cultura.

Muito mais do que uma opção saudável, a comida japonesa chega às mesas carregada de simbolismo e cultura.

A Unesco garantiu à culinária japonesa o registro de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Para os Brasileiros, um título mais do que justo. Afinal de contas, os ingredientes sempre frescos, os pratos coloridos, equilibrados e saudáveis conquistaram o paladar de grande parte da população. 

O fato é que nossa alimentação sofreu influência de vários povos, entre eles os italianos, portugueses, africanos e até mesmo os indígenas. Mas foi a culinária japonesa que trouxe na bagagem uma cultura rica e hábitos alimentares característicos que, aliados aos nossos costumes, ajudaram a mudar positivamente o cardápio do brasileiro.

A tradicional feijoada, a deliciosa comida de boteco e até mesmo o arroz com feijão já não são as opções mais desejadas, perdendo a vez para os milhares de restaurantes de comida japonesa, que oferecem pratos à la carte e rodízios completos a preços bem acessíveis. Os pratos japoneses, além de altamente nutritivos e poucos calóricos, chegam às mesas carregados de simbolismo: o alimento é respeitosamente manipulado, preservando sua individualidade, o que representa a delicadeza e a disciplina do povo japonês. 

É assim que a influência centenária da culinária japonesa no Brasil, tem promovido um aumento no consumo de legumes e frutas, o que diminui as frituras e carnes, proporcionando a todos uma alimentação mais natural, leve e saudável. Mas, de nada adianta o cardápio ser saudável, se as peças utilizadas para servir esses alimentos não forem adequadas. Pouco se fala no assunto, mas existem muitos equipamentos que podem ser altamente prejudiciais à saúde.

Cerâmicas refratárias atóxicas

A indústria catarinense MondoCeram, especializada na fabricação de cerâmicas refratárias atóxicas, tem em seu mix de produtos uma opção para restaurantes e amantes da culinária japonesa: a Linha Matsuri. Disponíveis nas cores branca com vermelho e preta com vermelho, a linha é formada por copo para saque, bowl, tigela, barco e travessa retangular, em diferentes tamanhos. 

“A linha Matsuri é uma super novidade. Estudamos as principais tendências mundiais para servir este tipo de alimento e o resultado foram peças funcionais, saudáveis e de alta qualidade, todas feitas de cerâmica. O lançamento já conquistou donas de casa e profissionais da alta gastronomia. Queremos promover a importância da alimentação saudável, não apenas no que se refere aos alimentos, mas também aos utensílios utilizados para preparar e servir as refeições”, diz Kilian Schroeder, gerente da MondoCeram.

SERVIÇO:

MondoCeram 

Site: www.mondoceram.com.br

Deixe um comentário

*