A escolha de ingredientes para produzir alimentos saudáveis

O Biofrutose é considerado um açúcar integral, por não ser submetido ao processo convencional de refinamento.

Por Lilia Kawazoe*

Conquistar os consumidores é o grande desafio da indústria alimentícia brasileira, principalmente neste momento em que a sociedade caminha cada vez mais rumo ao consumo de alimentos naturais, orgânicos e veganos. Segundo pesquisa da Euromonitor Internacional, divulgada no ano passado, o Brasil já ocupa a quinta colocação mundial no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis. O estudo revela ainda que 83% dos entrevistados aceitam pagar mais caro para obter alimentos com essas características, enquanto 22% optam por comprar alimentos naturais sem conservantes e 44% preferem produtos sem corantes artificiais.

Estes dados ressaltam que este setor da indústria deve, mais do que nunca, apostar no desenvolvimento de produtos saudáveis ou ao menos promover a adaptação das linhas de produtos já existentes. Para isso, é necessário que recorram ao uso de ingredientes menos processados, portanto, com mais vitaminas e minerais.

Para substituir o açúcar refinado, um dos grandes vilões nesse sentido, há a possibilidade de usar o Biofrutose, um açúcar mascavo líquido proveniente do manejo orgânico, lançado recentemente pela Concepta Ingredients - unidade de negócios do Grupo Sabará especializada em soluções naturais e tecnológicas para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Livre de qualquer tipo de aditivo e agrotóxico, o Biofrutose é considerado um açúcar integral, por não ser submetido ao processo convencional de refinamento. O produto, além de contar com a presença natural de polifenóis e fitoesteróis, ajuda a preservar os minerais naturais da cana, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e ferro. Para o consumidor final, o resultado na doçura é semelhante, mas com toque frutado, porém, é orgânico, livre de agrotóxicos e menos submetido a processos químicos.

Ao substituir os ingredientes de seus produtos alimentícios por opções mais naturais e menos processadas, é essencial que a indústria tenha também uma outra preocupação: manter o sabor dos produtos finais. Isso porque um levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) indica que na hora de escolher entre um alimento mais saudável e outro com melhor sabor, 61% dos respondentes admitiram preferir os mais saborosos. E, para somar, o índice de brasileiros que consideram a comida saudável muito sem gosto também é significativo, de 52% em 2017.

Outro fator importante que pode ajudar a indústria alimentícia nessa jornada é a busca por ingredientes que apresentem maior facilidade de manipulação e aproveitamento. Nesse sentido, mais uma vez, o Biofrutose é um aliado, pois além de ser capaz de conservar as características naturais da cana-de-açúcar e garantir a manutenção do sabor nos produtos finais, traz a vantagem de ser uma opção líquida. Isso representa uma maior facilidade de manipulação e aproveitamento, visto que não absorve a umidade do ambiente e não empedra durante o armazenamento como ocorre com frequência na versão seca, que precisa ser processada em moinhos e outros equipamentos.

Sem dúvidas, a alimentação saudável é uma tendência que veio para ficar e este setor da indústria está de olho nesse cenário e em busca de ingredientes que colaborem para essa grande transformação.

*LILIA KAWAZOE é gerente comercial da Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará que se dedica ao desenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas, com foco nas indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

#Biofrutose #novosingredientes #solucoesnaturaisetecnologicas #ConceptaIngredients #GrupoSabara #LiliaKawazoe

Deixe um comentário