45% dos microempreendedores sentem dificuldades em controlar a saúde financeira dos negócios, revela pesquisa da Serasa

Cuidar melhor das finanças virou meta de ano novo para 9 em cada 10 entrevistados. Para auxiliar micro e pequenos empresários, o Serasa Empreendedor lança solução que mostra como a empresa é vista no mercado e indica o caminho ideal para melhorar sua reputação. Até o dia 11 de fevereiro, a autoconsulta poderá ser feita de graça pela internet.

O Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian voltado ao micro e pequeno empreendedor, lança o Saúde do Seu Negócio, solução inédita para contribuir com um dos principais desafios de uma empresa: a saúde financeira do seu negócio. Até o dia 11 de fevereiro de 2019, o micro e pequeno empresário poderá fazer de graça sua autoconsulta. De acordo com a sondagem realizada pela Serasa em dezembro de 2018, 45% dos microempreendedores afirmaram sentir dificuldades para controlar a gestão financeira e 5% admitiram que não fazem nenhum tipo de controle. Os outros 50% disseram não ter dificuldades, mas ainda assim, 9 em cada 10 entrevistados definiram como meta de ano novo cuidar melhor das finanças.

Pensando na importância da educação financeira e no cuidado que os microempreendedores devem ter em relação à saúde de seus negócios, a nova solução foi criada para combinar informações importantes e planos de ação em uma só ferramenta para ajudar micro e pequenos empresários a conquistarem uma boa condição de saúde financeira e mostrar como isso pode se reverter em benefício aos seus negócios. Após o período de gratuidade, a solução poderá ser contratada pelo site nas versões avulsa e assinatura mensal.

“A saúde financeira é o coração de uma empresa, por isso, merece atenção especial. Nosso principal objetivo é apoiar e orientar os empreendedores no grande desafio de conquistar uma boa reputação no mercado, o que possibilita mais chance de conseguir crédito e potencializa o crescimento sustentável dos negócios”, diz o vice-presidente de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Victor Loyola.

Com informações e análises, o novo serviço permite que o microempreendedor conheça como a sua empresa é vista no mercado e de que maneira as suas informações representam referenciais decisivos na hora de ser avaliada para adquirir produtos e serviços ou no momento de buscar crédito.

“Nossa expectativa é que o empreendedor aplique todo esse conhecimento para obter condições mais favoráveis de crédito e que use esse recurso para crescer e se destacar dos concorrentes”, ressalta Loyola.

Saúde financeira em um só lugar

Para a criação do Saúde do Seu Negócio, o Serasa Empreendedor ouviu muitos microempreendedores por meio de diversas consultas e pesquisas, a fim de incorporar à solução recursos alinhados às expectativas desse público e que facilitassem o dia a dia da gestão financeira.

A solução traz a comodidade de acessar em um único lugar informações, funcionalidades e orientações voltadas à educação financeira e à melhoria da capacidade gerencial em uma linguagem simples e didática. O serviço pode ser contratado de forma avulsa ou assinatura mensal, a partir de R$ 16,90.

Por meio de login vinculado ao CNPJ e ao CPF do dono ou sócio que contratou a solução, micro e pequenos empresários têm acesso às suas dívidas vencidas negativadas, que estão relacionadas a esses documentos. O histórico é listado por tipos de restrições (bancária, não bancária, protesto, ação judicial, falência e recuperação judicial) e traz o status de cada pendência.

Também é possível saber quais consultas à base de dados da Serasa foram realizadas por terceiros antes do fechamento de um negócio – seja no processo de análise para uma concessão de crédito ou para compra parcelada de um produto, seja para avaliar sua empresa em uma etapa de concorrência para contratação como fornecedora.

Já na parte de informações cadastrais estão reunidas as informações do CNPJ/CPF, como razão social, nome fantasia, data de fundação etc. Sempre que alguma pendência referente a um desses documentos é identificada, o sistema compartilha na tela acessada um alerta sobre o tipo de regularização necessária.

Além disso, o serviço também mostra o score empreendedor, que apresenta numa escala de 0 a 1000 qual a chance de não pagamento de uma dívida. Um score atribuído na faixa acima de 700, por exemplo, significa que o mercado entende que a empresa possui mais de 85% de probabilidade de pagar as contas em dia.

Dicas, orientações e planos de ação também estão disponíveis para ajudar o microempreendedor a entender como esses dados são interpretados e influenciam decisões das empresas e das instituições financeiras. Por exemplo: como a reputação de uma empresa se fortalece à medida que seu tempo de atividade é maior ou como várias consultas simultâneas ao CNPJ e/ou ao CPF dos sócios podem ser vistas como a possibilidade de contratação de muitos empréstimos, sinal de superendividamento.

Na versão mensal, há o recurso de monitoramento 24 horas do CNPJ da empresa e/ou CPF do sócio ou fundador cadastrados. Essa funcionalidade é importante, pois ajuda a evitar o uso indevido dos dados em caso de fraude, já que o acompanhamento permite saber se há empresas ou consumidores fazendo consultas e quem são eles. Além de enviar alertas por e-mail e SMS quando o CNPJ ou CPF é consultado, o sistema também emite lembretes sobre dívidas vencidas – que são as contas que entraram em trâmite de solicitação da negativação – com o propósito de avisar o empresário e permitir que ele regularize esse débito antes que essa restrição seja confirmada, e sua respectiva anotação passe a constar no seu histórico.

Outra vantagem da versão mensal é a “Calculadora de Endividamento”, um recurso que ajuda a identificar o quanto do faturamento mensal está comprometido com empréstimos e financiamentos contratados. “Esta análise diária e rigorosa é necessária para evitar o superendividamento e a inadimplência, que podem impactar diretamente nas vendas e no crescimento”, ressalta Loyola.

Clique abaixo e assista ao vídeo da nova solução.

#SerasaEmpreendedor #SerasaExperian #SaudedoSeuNegocio #CNPJ #CPF

Deixe um comentário